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Central do teleatendimento da Prefeitura para dúvidas sobre coronavírus. Curitiba, 18/05/2020 ©Pedro Ribas/SMCS |
A Central Telefônica Covid-19 (3350-9000) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), completou, neste domingo (17/5), dois meses de funcionamento com 28 mil atendimentos realizados. Em média, são quase 500 ligações por dia no teleatendimento da Prefeitura criado para atender dúvidas sobre o novo coronavírus e facilitar o monitoramento e orientações aos pacientes com sintomas respiratórios suspeitos da covid-19.
O serviço conta com médicos e outros profissionais de saúde e atende todos os dias, das 8h às 20h. A médica e diretora do Departamento de Atenção à Saúde, Oksana Maria Volochtchuk, conta que o perfil da procura pelo call center mudou, no decorrer do tempo.
�??De dúvidas e pedidos de orientação do começo passamos a relatos de sintomas virais e também questões sobre tratamento�?�, explica Oksana.
A central seleciona as pessoas que relatam casos de quadro respiratórios suspeitos para monitoramento da condição clínica e orienta sobre o isolamento social.
Do total de ligações recebidas, quase 12 mil foram referentes a pessoas com sintomas respiratórios, que resultaram necessidade de acompanhamento posterior pela SMS, sejam casos leves, moderados ou graves. Em 842 casos foi necessária a realização de uma videoconsulta.
�??A partir do contato realizado com a central, os casos suspeitos passam ser acompanhados pela secretaria pelo telefone ou até mesmo em visitas nos casos mais urgentes, quando necessário�?�, explica Oksana.
SECOM
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