Campo Grande (MS), Segunda-feira, 29 de Abril de 2024

ARAUCÁRIA| Justiça acusa empresário de matar funcionária de supermercado após briga por causa de máscara

19/05/2020

12:45

PA

Justiça tornou Danir Garbossa réu por homicídio e outros crimes; decisão também arquivou investigação sobre o segurança envolvido na confusão. 

Imagens de câmeras de segurança mostram a confusão entre segurança e cliente que se recusou a usar máscara, em Araucária �?? Foto: Reprodução/RPC
A Justiça aceitou a denúncia e tornou réu o empresário acusado de matar uma funcionária de um supermercado em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, após uma confusão motivada pelo uso de máscara.

O empresário Danir Garbossa, de 58 anos, foi denunciado pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR), na quinta-feira (14), pelos crimes de homicídio, lesão corporal e por infração de medida sanitária.

A denúncia foi aceita na segunda-feira (18), pela juíza Débora Cassiano Redmond, da Vara Criminal de Araucária.

A funcionária Sandra Ribeiro, de 45 anos, foi baleada no supermercado onde trabalhava, depois de uma confusão entre Garbossa, que se recusou a usar a máscara, o segurança do estabelecimento.

O uso de máscara passou a ser obrigatórias por decreto municipal um dia depois do caso. Na data do ocorrido, havia uma recomendação do uso, segundo a prefeitura.

No despacho desta segunda-feira, a magistrada também decidiu pelo arquivamento da investigação contra o segurança do supermercado Wilhan Soares, de 28 anos, que se envolveu na briga com o empresário.

De acordo com a Justiça, Soares agiu em legítima defesa. Ele chegou a ser preso em flagrante por homicídio culposo, quando não há intenção de matar, mas foi solto após pagar fiança de R$ 10 mil.

O segurança não havia sido denunciado pelo MP-PR.
Sandra Ribeiro morreu atingida por um tiro, em Araucária, após uma confusão em um supermercado. �?? Foto: Reprodução/RPC
A juíza destacou que as imagens de câmeras de segurança e relatos da denúncia apontam que o empresário tentou se apoderar da arma do segurança, "momento em que ele, procurando repelir injusta agressão se utilizando de meios necessários aplicados de forma moderada, efetuou o disparo".

Ainda segundo a decisão, "fica exposto que Danir Garbossa não só provocou as agressões físicas que ocasionaram o embate entre ele e Wilhan, como permaneceu sobre o segurança buscando alcançar algo com as mãos mesmo após a efetivação do disparo que atingiu Sandra Ribeiro".

O que dizem as defesas

O advogado Ygor Nasser Salmen, que defende Danir Garbossa, disse que o recebimento da denúncia era esperado, "em razão da declarada parcialidade existente no processo". Segundo a defesa, a o crime foi tipificado de forma equivocada.

O advogado classificou o vigilante armado como "despreparado, sem qualquer função dentro de um estabelecimento comercial com grande rotatividade de pessoas" e disse que o funcionário escolheu o uso de uma arma letal, mesmo possuindo outras armas não-letais.

A defesa do empresário reclamou que o vigilante tenha saído sem "qualquer responsabilização" criminal.

"A verdade é que no processo penal não existe vencedor, enquanto alguns buscam o êxito a qualquer custo, do outro lado temos uma família desestruturada e que chora a morte do seu ente querido", concluiu o advogado.

A defesa do segurança Wilhan Soares informou que ele agiu em legítima defesa no caso. De acordo com o advogado João Teixeira, não houve despreparo por parte do funcionário.

Teixeira ressaltou que o segurança foi agredido com socos no rosto pelo empresário, que tentou pegar a arma. Soares, segundo a defesa, está "muito abalado pelo ocorrido, pelo fato de sua colega ter perdido a vida".

"Vai responder quem deu causa a toda essa tragédia. Infelizmente, uma trabalhadora acabou falecendo por causa da atitude do cliente do supermercado, concluiu o advogado.

O advogado Igor José Ogar, que defende a família da vítima, informou que confia no poder judiciário e que a defesa lutará "de forma intransigente, para que o senhor Danir Garbossa, seja levado as barras do Tribunal do Júri".

Segundo a defesa da família, o caso deve ir a júri popular "para que a sociedade de Araucária, decida se aquele ato covarde merece uma severa reprimenda ou não".

O advogado destacou que o crime configura caso de homicídio doloso.

Por G1 PR 

---

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: