Campo Grande (MS), Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025

CAPITAL| TeleTEA completa um mês de apoio às famílias e pessoas com autismo

20/05/2020

08:35

PA

TeleTEA é um serviço de atendimento telefônico para orientação e apoio a familiares, cuidadores e pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) durante o período de isolamento domiciliar. Curitiba, 18/05/2020 ©Hully Paiva/SMCS
Lançado em 20 de abril, o TeleTEA é um serviço de atendimento telefônico para orientação e apoio a familiares, cuidadores e pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) durante o período de isolamento domiciliar, causado pela pandemia do novo coronavírus. Com uma média de sete atendimentos diários, o TeleTEA recebeu cerca de 140 ligações em seu primeiro mês.

O serviço é realizado pelo Ambulatório Encantar, que atende crianças e adolescentes com TEA. Funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h, pelo telefone (41) 3262-0579.

�??As pessoas que estão passando por dificuldades com relação à rotina ou a algum tipo de comportamento durante a pandemia podem ligar para a gente�?�, disse Eduardo Cassanho de Oliveira, coordenador do Encantar.

Do outro lado da linha estão profissionais da saúde (psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais), que já têm experiência com autismo no ambulatório e auxiliam as famílias neste momento com orientações, acolhimento e escuta, promovendo estratégias do dia a dia para minimizar o sofrimento do momento.

A mãe da adolescente K., que completa 17 anos no dia 21, diz que a filha sente muita falta da escola, dos amigos e da rotina. A menina gosta muito de conversar e de abraçar as pessoas, o que não é muito comum em outros autistas.

Segundo a mãe, neste momento de isolamento social, K. está muito nervosa e ansiosa, chora, grita e briga com familiares. �??Ela descobriu o TeleTEA em uma rede social, pegou o telefone e ligou sozinha. Somente no terceiro telefonema fui ver quem a estava acalmando�?�, disse a mãe, que prefere não ser identificada. "No telefone estava a Aline (terapeuta ocupacional), muito calma e atenciosa, amei o serviço! Quando tudo isso passar, quero ir lá com minha filha para conhecer a equipe pessoalmente!�?�

Segundo Denise Moraes, diretora do departamento dos direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Curitiba, as pessoas com deficiência são mais vulneráveis à covid 19, por isso, o isolamento social é importantíssimo. No entanto, ficar em casa não é tão simples para pessoas com TEA. �??Algumas têm dificuldade com o espaço limitado de uma residência, pois precisam caminhar e correr. A mudança de rotina também é complicada para eles�?�, disse.

Questionamentos

Alguns autistas frequentam escolas comuns (na inclusão). Outros, escolas especiais, onde contam com profissionais de apoio. Como essas instituições estão com as atividades momentaneamente suspensas, famílias e cuidadores precisam lidar com questionamentos das pessoas com TEA, que por vezes têm dificuldade para entender a gravidade de uma pandemia, e a necessidade da higiene frequente das mãos, do uso de máscaras, do álcool em gel.

Algumas pessoas com TEA costumam ter objetos de apego que levam constantemente à boca e que precisam ser constantemente higienizados, o que exige atenção redobrada. �??O TeleTEA é muito importante; os profissionais multidisciplinares do Ambulatório Encantar dão um suporte imprescindível às famílias neste momento de incertezas. �? um serviço de apoio essencial para a sociedade�?�, disse Denise.

As ligações dos familiares são por diversos motivos, desde dificuldades em fazer a tarefa de casa, alterações de rotina em que a criança fica mais agitada, a aumento de comportamentos disruptivos (transgressivos, desafiadores). �??A dificuldade não é necessariamente da pessoa com TEA, muitas vezes o familiar ou cuidador também precisa de um acolhimento, de uma escuta. Então, oferecemos isso�?�, afirmou Eduardo.

Segundo o coordenador do Encantar, as ligações são longas, os atendimentos duram pelo menos 40 minutos, para que se tenha uma escuta bem ativa e se possa entender tudo que está acontecendo com a família.

O Ambulatório Encantar

O Ambulatório Encantar atende crianças e adolescentes encaminhados via Unidade de Saúde, onde é feita uma avaliação pediátrica. Em crianças de 0 a 30 meses, é aplicado o M-CHAT (teste utilizado para identificar sinais de autismo), o neurologista faz uma avaliação prévia e só então encaminha para o Encantar.

A primeira entrada dessa família no Ambulatório é feita através de um grupo com a família, onde são dadas as primeiras orientações. Em seguida, a pessoa passa por uma avaliação multifuncional, onde é indicada o tipo de especialidade que será utilizada e qual será o profissional de referência; pode ser psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, médico ou assistente social.

Durante a quarentena os profissionais fazem ligações para os familiares atendidos pelo Encantar para saber como estão, se precisam de alguma orientação, de alguma estratégia. �??Estamos abertos para ligações espontâneas, mesmo assim, ligamos para as famílias com uma certa frequência, para saber como estão e nos colocando à disposição�?�, concluiu Eduardo.

As prescrições de medicamentos continuam sendo feitas, familiares ou pessoas autorizadas podem ir buscar a medicação em nome do paciente. Neste momento não há atendimento presencial à criança ou adolescente, mas os remédios estão sendo fornecidos normalmente.

Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência durante a pandemia

Segundo a diretora Denise Moraes, o departamento mantém atualizadas as informações às pessoas com deficiência com vídeos acessibilizados, dicas importantes e pertinentes ao momento e informações específicas para cada área de deficiência.

O departamento também trabalha em parceria com outras áreas da Prefeitura com sua Central de Libras. �??Proporcionamos que as informações da Secretaria Municipal da Saúde e as aulas aos sábados, gravadas pela Secretaria Municipal da Educação, cheguem aos surdos�?�.

Nesta semana o departamento iniciou um programa de lazer em parceria com a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, que estará disponível, em breve, pela internet. �??Nas nossas redes sociais postamos vários vídeos com relação à covid, à ansiedade, a fatores psicológicos importantes dessa época e também sobre prevenção à violência contra a mulher, que infelizmente aumentou muito neste período�?�, diz Denise.

SECOM/PMC

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