Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná anunciou que deve fazer 3,5 mil testes da Covid-19 em funcionários e terceirizados.
|
Confirmação de casos de Covid-19 nos trabalhadores da linha de frente |
Mais de 220 casos do novo coronavírus, em Curitiba, foram confirmados em profissionais da área da saúde, de acordo com dados informados pela prefeitura.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade registrou 222 casos entre trabalhadores da linha de frente contra o coronavírus, sendo 207 em funcionários de hospitais e clínicas particulares, e 15 em servidores da saúde pública.
Ainda segundo a secretaria, entre os profissionais com Covid-19, estão médicos, enfermeiros, dentistas e funcionários dos setores de limpeza e recepção de unidades de atendimento.
A área com mais profissionais infectados é o setor de enfermagem, que abrange 75% dos casos, na área da saúde.
A secretaria municipal informou que realizou 418 exames de coronavírus em servidores públicos, sendo 118 testes rápidos. O município disse ainda que criou uma unidade de atendimento exclusiva para profissionais da rede municipal de saúde.
"O profissional de saúde, quando apresentar os sintomas, ele vai ser atendido lá. Sempre um médico, infectologista, que atende, faz o teste para detectar se está tendo a Covid ou não, para poder orientar se ele deve se afastar ou não", disse a superintendente de gestão em saúde, Flávia Quadros.
De acordo com informações do município, divulgadas na segunda-feira (1º), Curitiba tem 1.129 casos confirmados de coronavírus, com 50 mortes. O levantamento mais recente da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado no mesmo dia, informa que a cidade possui 1.005 casos e 49 mortes.
3,5 mil testes no HC
O Hospital de Clínicas, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), informou que já realizou 400 testes rápidos para funcionários que apresentavam sintomas do novo coronavírus.
Segundo o hospital, o objetivo é que os testes sejam feitos também em profissionais da unidade que não apresentam sintomas da doença. O HC anunciou que fará 3,5 mil testes em pessoas, incluindo servidores públicos e funcionários terceirizados.
Claudete Reggiani, superintendente do Hospital de Clínicas, disse que "Está tudo agendado. Vamos fazer 140 testes por semana, iniciando pelas áreas Covid, quem trabalha na unidade referenciada, que é onde chegam os pacientes com covid, mas na sequência, todos os funcionários do hospital serão testados".
|
Hospital de Clínicas da UFPR informou que pretende fazer 3,5 mil testes de coronavírus em servidores e trabalhadores terceirizados �?? Foto: Reprodução/RPC |
G1