Depois de 40 anos com loja de aviamentos, empresária de Realeza se reinventa no mundo digital e vendas crescem 30%
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Terezinha Ferronato de Moraes, de Realeza, tornou-se a "vó blogueira" ©DIVULGA�?�?O |
A quarentena imposta pela Covid-19 afetou muitos estabelecimentos do chamado comércio não essencial. Uma empresária de 68 anos, em Realeza, no sudoeste do Paraná, teve que reinventar seu negócio, uma loja de aviamentos, a Casa das Linhas Heluana. Com 40 anos de existência, a empresa ficou fechada por 15 dias entre o final de março e o começo de abril e viu suas receitas despencarem. A família pensou em possíveis alternativas e surgiu a ideia de gravar um vídeo, ensinando técnicas de crochê e tricô.
�??De início, achei que estavam brincando. Quando vi que era sério e que queriam gravar, não consegui dormir�?�, recorda Terezinha Ferronato de Moraes, proprietária da loja com o marido, Luiz Antonio de Moraes, de 72 anos.
A partir da ideia, toda a família foi envolvida com a criação do grupo Vó Blogueira no Whatsapp. �??Meu sobrinho, Pedro, de 11 anos, que mora em Itapema (SC) começou a dar dicas de como fazer vídeo e sugeriu criar um canal no Youtube. Ele mesmo criou o canal e escolheu o nome�?�, conta Heloise Gomes de Moraes, filha de Terezinha e Luiz Antonio.
O representante comercial Luiz Alexandre, irmão de Heloise, e seu filho Pedro cuidam do Youtube e da elaboração das artes para postagens. Luciana, outra irmã que mora em Roma (ITA), formada em Publicidade e Propaganda, também está envolvida. A gestão financeira está a cargo de seu Luiz Antonio.
Os vídeos têm feito sucesso no Youtube. �??Achava que só os amigos e as comadres iriam assistir, mas tivemos seis mil visualizações só no primeiro vídeo�?�, conta dona Terezinha.
As incursões nas redes sociais eram ínfimas antes da pandemia. Mas, com a participação no Programa Sebrae Delas, dona Terezinha e Heloise tiveram acesso a conteúdos que as ajudaram a criar novas conexões digitais com os clientes.
�??Desde o dia 20 de março, tivemos mais de 25 mil visualizações só em nossa página no Facebook. Também estamos no Instagram e criamos um site para a loja�?�, lista Heloise.
Alternativa de renda
Com a divulgação nos canais digitais, o faturamento aumentou em 30%. A família empreendedora formou grupos no WhatsApp, específicos para tricô, bordados e outras artes manuais.
�??Sempre fomos uma loja-escola. Agora, procuramos colocar vídeos que ensinem técnicas práticas e úteis que as pessoas possam aprender, fazer em casa e produzir para vender. Nos nossos canais, também divulgamos produtos de pessoas do interior do município que não têm acesso à internet�?�, conta dona Terezinha.
Atenção ao mercado
A gestora estadual do programa Sebrae Delas, Dianalu de Almeida Caldato, observa que inovar e estar atento as tendências e ao movimento do mercado é essencial.
�??Foi assim que a empresária de uma atividade essencialmente tradicional, colocou um toque de inovação e aumentou significativamente as vendas. Sempre atenta as orientações e capacitações viu uma oportunidade onde todos viam a crise. E ainda aceitou o desafio como um papel social, podendo ajudar outras empreendedoras a encontrar uma nova fonte de renda�?�, analisa Dianalu.
Nos canais digitais da Arte entre Linhas, além dos vídeos da Vó Blogueira estão sendo exibidos cursos com professoras de outras artes manuais.
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Luiz Antonio e Terezinha de Moraes com a equipe de colaboradoras ©DIVULGA�?�?O |
Fonte: ASSECOM/SEBRAE-PR
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