Campo Grande (MS), Sábado, 19 de Abril de 2025

Sem previsão de retorno presencial, governo planeja que professores do Paraná façam videoaulas para evitar evasão

27/08/2020

12:40

PA

Plano ainda está em discussão, mas proposta é que professores deem aulas ao vivo pela internet, que durem entre 15 e 50 minutos, seguindo a grade horária pré-pandemia.

Secretário da Educação do Paraná, Renato Feder, fez uma live com professores e profissionais da educação ©Reprodução/Youtube
A Secretaria Estadual da Educação (Seed) planeja que os professores da rede estadual do Paraná passem a dar videoaulas online, seguindo a grade horária pré-pandemia, para tentar evitar a evasão de alunos no 2º semestre.

A ideia foi apresentada pelo secretário Renato Feder em uma live com professores e profissionais de educação, nesta quinta-feira (27).

De acordo com Feder, a proposta ainda será discutida, mas o plano é que as videoaulas tenham de 15 a 50 minutos, e complementem os conteúdos disponíveis no programa Aula Paraná. Algumas escolas já contam com encontros virtuais semanais entre alunos e professores.

Atualmente, o tripé do Aula Paraná é composto por aulas transmitidas no Youtube e na televisão, produzidas pela equipe da Seed, por exercícios no aplicativo do programa e por atividades impressas entregues aos alunos.

O objetivo é evitar a evasão escolar após quase seis meses sem atividades presenciais. Por causa da pandemia do novo coronavírus, as aulas no Paraná foram suspensas em março e as atividades remotas começaram em abril.

Mais de 1 milhão de alunos da rede estadual acompanham as aulas remotas, segundo o governo. A secretaria não informou os índices de evasão escolar no período.
Cerca de 1 milhão de alunos estão com aulas remotas no Paraná, segundo o governo ©SEED/Divulgação
"O nosso pedido é que o professor faça as videoaulas para que o aluno se sinta mais engajado", afirmou Feder.

A proposta é que os alunos tenham contato mais frequente com os professores.

"Vamos respeitar a diversidade da nossa rede, mas queremos manter os alunos motivados ao mesmo tempo que os nossos profissionais possam continuar trabalhando em segurança, das suas casas", afirmou o secretário.

O novo formato deve integrar uma nova resolução que será publicada pela Seed, instituindo uma nova versão do Aula Paraná. O objeto do novo modelo é que ele tenha mais interações entre alunos e professores.

No novo formato, as aulas gravadas pela equipe da Seed também devem ser mais curtas do que as transmitidas atualmente, com cerca de 25 minutos de duração.

Protocolo de retorno

Em julho, o diretor-geral da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Gláucio Dias, afirmou que as aulas voltariam em setembro, mas, segundo Feder, as mudanças no Aula Paraná estão sendo pensadas porque não há data para retorno das aulas presenciais.

"Pelos índices, não podemos voltar agora", afirmou o secretário.

Mesmo sem data, um protocolo de retorno foi definido pela secretaria e por um comitê formado por representantes de escolas públicas e privadas, Ministério Público, professores, pais e alunos.

O protocolo de retorno prevê que, quando os órgãos de saúde avaliarem que é possível manter atividades presenciais, os alunos sejam divididos em grupos.

Segundo o plano, as aulas devem acontecer de maneira híbrida, com parte das atividades online e outra porção das aulas presenciais.

Quando forem às escolas, o protocolo determina que os alunos se revezem no horário dos intervalos, do recreio e nas idas ao banheiro, para evitar aglomerações.

Dentro das salas de aula, os alunos deverão respeitar o distanciamento de 1,5 m e usar máscaras durante as aulas.

O protocolo também prevê que os responsáveis pelos alunos possam decidir se querem adotar o modelo híbrido ou se preferem manter as atividades de maneira remota.

Por Pedro Brodbeck, G1 PR

***

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: