Campo Grande (MS), Terça-feira, 27 de Janeiro de 2026

Política / Justiça Eleitoral

Presidente do TSE alerta para avanço da desinformação e risco à liberdade do voto nas eleições de 2026

Cármen Lúcia afirma que uso malicioso da tecnologia pode capturar a vontade do eleitor e corroer bases da democracia

27/01/2026

10:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, fez um alerta nesta terça-feira (27) sobre o crescimento da desinformação com a aproximação das eleições de 2026, destacando que o uso malicioso de tecnologias tem como objetivo gerar descrença no processo democrático e capturar a vontade livre do eleitor.

A declaração foi feita durante a abertura de um seminário sobre Segurança, Comunicação e Desinformação no Processo Eleitoral, promovido pela própria Justiça Eleitoral, com a participação de servidores dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) que atuam na preparação do próximo ciclo eleitoral.

Tecnologia e contaminação do processo eleitoral

Em sua fala, a ministra ponderou que as tecnologias não são negativas por natureza, mas podem causar danos quando utilizadas de forma irresponsável ou criminosa.

“Nenhuma dúvida que as tecnologias podem levar à contaminação de eleições, pela captura da vontade livre do eleitor, com as mentiras tecnologicamente divulgadas”, afirmou.

Cármen Lúcia também criticou práticas que buscam induzir o eleitor por meio da dúvida e da manipulação, destacando os efeitos nocivos desse comportamento para a democracia.

“A dúvida corrói as bases democráticas de um processo eleitoral”, ressaltou.

Defesa do voto livre e da tranquilidade institucional

A presidente do TSE defendeu que o processo eleitoral deve garantir que cada eleitor possa escolher livremente seus representantes, sem pressões externas ou ataques à liberdade de decisão.

“A eleição precisa ser um processo pelo qual cada eleitora e cada eleitor escolhe livremente seu representante, sem se submeter a pressões externas nem a ataques à sua liberdade de escolha”, disse.

Ela também enfatizou que o combate à desinformação deve ocorrer de forma firme, mas serena, para evitar que o período eleitoral se transforme em ambiente de instabilidade ou violência.

“O processo eleitoral precisa ser garantido de maneira íntegra e tranquila, sem tumulto e muito menos violência”, pontuou.

Preparação para o ciclo eleitoral

O seminário integra a estratégia do TSE de capacitação interna para enfrentar desafios relacionados à segurança da informação, comunicação institucional e combate à desinformação, especialmente diante do uso crescente de tecnologias digitais e Inteligência Artificial (IA) em campanhas eleitorais.

Cármen Lúcia permanece no comando da Justiça Eleitoral até agosto, quando o ministro Nunes Marques deve assumir a presidência do TSE.

Eleições de 2026

O primeiro turno das eleições de 2026 está marcado para 4 de outubro, e o segundo turno, se necessário, ocorrerá em 25 de outubro. Os eleitores irão escolher:

  • Presidente da República

  • Governadores

  • Senadores

  • Deputados federais

  • Deputados estaduais ou distritais

Atualmente, o TSE mantém aberta uma consulta pública sobre as regras eleitorais de 2026, que devem ser aprovadas até 5 de março. Entre os temas em debate estão o combate à desinformação, a regulação do uso de Inteligência Artificial nas campanhas e medidas para garantir a integridade do processo eleitoral.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: