Campo Grande (MS), Quinta-feira, 01 de Janeiro de 2026

Política / Justiça

Durante internação, Bolsonaro solicita uso de antidepressivos após piora emocional, dizem médicos

Ex-presidente apresenta quadro clínico estável e pode receber alta nesta quinta-feira, após novos exames e procedimentos

01/01/2026

08:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado por liderar a tentativa de golpe após as eleições de 2022, solicitou o uso de medicamentos antidepressivos durante sua internação no Hospital DF Star, em Brasília. A informação foi confirmada pela equipe médica que acompanha o ex-chefe do Executivo, que relata piora considerável do estado emocional em momentos de crises de saúde.

Internado desde 24 de dezembro, Bolsonaro passou, na quarta-feira (31), por um novo exame de endoscopia, que não registrou intercorrências. Segundo os médicos, o quadro clínico é estável, e a previsão de alta hospitalar está mantida para esta quinta-feira (1º), caso não haja alterações.

Crises de soluços e hipertensão

Nos últimos dias, Bolsonaro enfrentou crises persistentes de soluço, associadas a picos de hipertensão, o que levou à realização de três procedimentos cirúrgicos:

  • Sábado (27): bloqueio do nervo frênico direito

  • Segunda-feira (29): bloqueio do nervo frênico esquerdo

  • Terça-feira (30): procedimento de reforço dos dois bloqueios

De acordo com a equipe médica, o quadro é considerado raro e classificado como “soluços persistentes”. Após as intervenções, houve melhora, mas o problema ainda exige tratamentos não invasivos contínuos.

Apneia do sono e tratamento contínuo

Além dos soluços, Bolsonaro foi diagnosticado com apneia do sono severa, com até 50 episódios por hora durante a noite, condição que também contribui para a elevação da pressão arterial. Para o controle do problema, o ex-presidente passou a utilizar o aparelho CPAP, que auxilia na respiração durante o sono.

Segundo os médicos, o impacto psicológico tem influência direta sobre o estado clínico. O cirurgião Cláudio Birolini afirmou que o próprio Bolsonaro solicitou o uso de antidepressivos durante a internação.

“O próprio ex-presidente pediu para fazer uso de algum medicamento antidepressivo. Então foi introduzido esse tratamento, e esperamos que comece a fazer efeito nos próximos dias”, afirmou o médico.

Birolini destacou ainda que o ânimo do paciente oscila e que há agravamento emocional nos momentos de crises prolongadas de soluço.

Resultados dos exames

O boletim médico divulgado nesta quarta-feira aponta que a endoscopia revelou persistência de esofagite e gastrite, além de refluxo gastroesofágico. O cardiologista Brasil Caiado, integrante da equipe, explicou que a esofagite pode estar diretamente relacionada às crises de soluço.

O documento informa ainda que Bolsonaro segue:

  • Em tratamento para doença do refluxo gastroesofágico

  • Em fisioterapia respiratória

  • Em uso de CPAP noturno

  • Sob medidas preventivas contra trombose

Alta e retorno à custódia

Após a alta, Bolsonaro deverá seguir com uso contínuo de medicamentos, cuidados com curativos cirúrgicos e orientações de autocuidado, como alimentação fracionada e evitar deitar após as refeições. Os médicos alertaram ainda para risco de quedas, em razão do uso do CPAP.

A internação e os procedimentos médicos foram autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, já que Bolsonaro cumpre pena na carceragem da Polícia Federal, no Distrito Federal.

Após a liberação médica, o retorno do ex-presidente à Superintendência da Polícia Federal dependerá de ajustes logísticos entre o hospital e a corporação.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: