Campo Grande (MS), Terça-feira, 30 de Dezembro de 2025

Política / Justiça

Bolsonaro deve passar o Réveillon internado após novo procedimento para conter crise de soluços

Equipe médica aponta quadro estável, mas registra hipertensão e apneia do sono severa

30/12/2025

06:45

DA REDAÇÃO

©ARQUIVO

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve permanecer internado até pelo menos 1º de janeiro de 2026, após passar por um novo procedimento médico na tarde desta segunda-feira (29) para tentar controlar uma crise persistente de soluços. A informação foi confirmada pela equipe médica responsável pelo acompanhamento do político.

Segundo os médicos, o procedimento ocorreu sem intercorrências e o quadro clínico é considerado estável, embora Bolsonaro tenha voltado a apresentar picos de hipertensão arterial e tenha sido diagnosticado com apneia do sono severa.

Procedimento e acompanhamento

De acordo com o médico Mateus Saldanha, responsável pela intervenção, o procedimento durou cerca de uma hora e transcorreu dentro do esperado.

“Foi super tranquilo o procedimento, durou cerca de uma hora mais ou menos”, afirmou.

O cirurgião Claudio Birolini, que acompanha Bolsonaro desde cirurgias anteriores, explicou que a permanência hospitalar é necessária para observação.

“Precisamos de pelo menos 48 horas para avaliar os resultados e possíveis complicações. Independentemente de qualquer coisa, esse tempo será aguardado. Ainda está prevista a realização de uma nova endoscopia digestiva alta”, disse.

Soluços persistentes e histórico clínico

Segundo o cardiologista Brasil Caiado, o quadro enfrentado por Bolsonaro é classificado como “soluços persistentes”, condição considerada rara e relacionada a problemas prévios.

“Esse quadro decorre, entre outros fatores, das cirurgias abdominais realizadas após a facada sofrida em 2018”, explicou.

Birolini acrescentou que exames realizados na madrugada desta segunda-feira identificaram até 50 episódios de apneia por hora, caracterizando apneia do sono severa.

“A apneia obstrutiva do sono é um fator que piora a hipertensão”, completou Caiado.

Crises de pressão arterial

Apesar de Bolsonaro já fazer uso de medicamentos para controle da pressão, a equipe médica relatou novos episódios de hipertensão.

“No sábado (27), ele apresentou um pico hipertensivo. Ajustamos a medicação e houve melhora no domingo, mas durante e logo após o procedimento de hoje ele voltou a ter uma crise hipertensiva”, relatou Caiado.

Segundo o médico, foi necessário o uso de medicação intravenosa, e o ex-presidente permaneceu em observação no centro cirúrgico por cerca de uma hora após o término da intervenção.

Internação e autorização judicial

A cirurgia foi concluída por volta das 15h, conforme informou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em publicação nas redes sociais.

Bolsonaro está internado desde a última quarta-feira (24), inicialmente para tratamento de uma hérnia inguinal, que foi corrigida cirurgicamente na quinta-feira (25), dia de Natal. Desde então, este é o terceiro procedimento realizado durante a internação.

Por estar cumprindo pena e sob custódia na Polícia Federal, o procedimento precisou de autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.

Procedimentos realizados

No sábado (27), Bolsonaro passou por um bloqueio do nervo frênico direito, tentativa inicial para conter os soluços. Como as crises persistiram, a equipe optou por realizar, nesta segunda-feira, também o bloqueio do nervo frênico esquerdo.

O procedimento consiste na aplicação de anestésico e corticoide em um nervo do diafragma, próximo à região cervical.

Reações da família

Mais cedo, o vereador Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente, afirmou que o quadro do pai havia se agravado durante a madrugada e que sua vida estaria “seriamente ameaçada”, relato que aumentou a apreensão entre apoiadores.

Apesar disso, a equipe médica reforça que, no momento, o estado de saúde é estável, embora exija monitoramento constante nos próximos dias.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: