Campo Grande (MS), Quarta-feira, 17 de Dezembro de 2025

Política / Justiça

PF realiza perícia médica em Bolsonaro por determinação de Moraes; laudo deve sair na sexta-feira

Avaliação vai subsidiar decisão do STF sobre pedido de cirurgia para correção de hérnias apresentado pela defesa

17/12/2025

15:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A Polícia Federal realizou, nesta quarta-feira (17), uma perícia médica no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O procedimento integra a análise de um pedido da defesa para autorização urgente de cirurgia destinada à correção de hérnias inguinais.

O resultado da avaliação médica deve ser divulgado na sexta-feira (19) e será utilizado por Moraes para decidir sobre a necessidade e a viabilidade do procedimento cirúrgico, além de outros pedidos apresentados pelos advogados do ex-presidente.

Pedido da defesa ao STF

A defesa de Jair Bolsonaro acionou o Supremo no dia 9 de dezembro, alegando piora no quadro clínico do ex-presidente, que inclui hérnia inguinal e crises recorrentes de soluço, solicitando autorização para cirurgia imediata.

Inicialmente, Alexandre de Moraes negou o pedido, argumentando que os exames médicos apresentados não eram recentes. Na ocasião, o ministro determinou que a Polícia Federal realizasse uma perícia médica no prazo de até 15 dias, a fim de avaliar de forma independente a real condição de saúde do investigado.

Ultrassonografia confirmou diagnóstico

Após a negativa inicial, a defesa solicitou autorização para que um médico da equipe de Bolsonaro realizasse um exame de ultrassom nas dependências da Polícia Federal. O pedido foi autorizado por Moraes no sábado (13).

O exame foi realizado no domingo (14) e confirmou o diagnóstico de hérnias inguinais bilaterais.

🔎 Hérnia inguinal ocorre quando um tecido ou órgão se projeta para fora de sua posição normal por um ponto de fragilidade na musculatura da região abdominal.

Relatório médico aponta agravamento

Em relatório enviado ao STF, os advogados sustentam que o quadro clínico de Bolsonaro apresenta agravamento progressivo, com risco à saúde caso não haja intervenção imediata.

“O estado de saúde do sentenciado é grave, complexo e progressivamente debilitado. Houve evolução objetiva e comprovada do quadro clínico, agora amparada por exame de imagem recente e por novo relatório médico conclusivo, que impõem atuação imediata”, afirmou a defesa.

Segundo os médicos, as dores e o desconforto na região inguinal se intensificaram em razão das frequentes crises de soluço, que provocam aumento intermitente da pressão abdominal, agravando o quadro das hérnias.

Pedido de prisão domiciliar humanitária

Além da autorização para cirurgia, os advogados também reiteraram ao STF o pedido de prisão domiciliar humanitária, alegando que as condições de saúde do ex-presidente justificariam a adoção de medida alternativa à custódia atual.

A análise desse pedido também depende do laudo da perícia médica realizada pela Polícia Federal, que será avaliado pelo ministro Alexandre de Moraes nos próximos dias.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: