Campo Grande (MS), Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025

Tendinite: automedicação pode levar a sequelas

Ortopedista especialista em cirurgia da mão, Emanoel de Oliveira, explica que o uso de remédios para dor sem determinar e tratar causa da inflamação pode levar a sequelas degenerativas

29/03/2022

08:00

FÁBIO MARQUES

©DIVULGAÇÃO

Em entrevista recente, o ator Tom Holland (Homem-Aranha) revelou que precisou interromper as filmagens de seu último longa por ter desenvolvido tendinite nas mãos diante da repetição intensa de movimentos nas cenas. A situação é semelhante à da jornalista Rafa Brites, que contou nas redes sociais que está com sintomas da inflamação dos tendões no antebraço e na mão depois de uma semana de amamentação de seu bebê recém-nascido.

Como explica o ortopedista especialista em cirurgia da mão, Emanoel de Oliveira, apesar de estar entre as principais doenças do trabalho e de causar dores e limitações, a tendinite é tratável. Contudo, ele ressalta que é importante determinar a causa e lidar com ela antes de recorrer à medicação.

Quanto tempo leva para ter tendinite?

Para o ator que interpreta o Homem-Aranha nos cinemas, alguns meses de gravação repetindo cenas levaram ao quadro inflamatório que o fizeram pedir uma pausa nas filmagens. Já para a jornalista, uma semana foi suficiente para as dores surgirem. De acordo com o ortopedista, a tendinite pode levar até mesmo poucas horas para se instalar, dependendo da intensidade e da frequência do esforço exercido.

“Um exemplo é uma pessoa que realiza uma mudança, carregando altas cargas de peso. No período de uma tarde ela pode desenvolver a tendinite. Da mesma forma, uma passadeira que passa um grande volume de roupas pode desenvolver o problema em apenas um dia”, exemplifica.

De fato, a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e a Doença Osteomolecular Relacionada com o Trabalho (DORT), dentro das quais a tendinite se enquadra, já foram responsáveis por cerca de 80% a 90% dos casos de doenças profissionais segundo dados do Ministério da Saúde.

Tratamento exige mudanças

Para dar fim ao incômodo nos membros afetados pela inflamação, o especialista explica que a principal medida é a mudança de hábito. Segundo o médico, é possível fazer o uso de anti-inflamatórios, a aplicação local de gelo e até a imobilização nos casos mais graves, sempre associado com a fisioterapia, para melhorar os sintomas.

Ainda assim, ele reforça que sem lidar com o fator que desencadeou o problema nada disso terá efeito duradouro. “Mais importante do que isso é identificar o que está causando a inflamação, qual o movimento repetitivo que a pessoa realiza e está gerando o quadro inflamatório, qual o vício postural, qual o mau hábito do dia a dia como o uso exagerado de celular, por exemplo, a digitação excessiva etc. De fato, mais importante que o tratamento específico, cortar o fator causal que está gerando o quadro é muito mais determinante para o sucesso do tratamento”, argumenta.

Sequelas degenerativas

Além disso, o especialista em cirurgia de mão alerta para a crença popular no uso da “bolinha de fisioterapia”. Na verdade, ele explica que se o problema está ligado à movimentação excessiva da mão, continuar manuseando a bola em momento de repouso tende a agravar a inflamação.

Outro alerta tem relação com o uso indiscriminado de medicamentos para aliviar a dor. “É muito tentador, simplesmente se automedicar ao invés de realizar o tratamento, reduzir a movimentação excessiva, tentar identificar os fatores nocivos do dia a dia como reduzir o uso do celular. Isso mascara os sintomas e, cronicamente, leva a uma piora significativa do quadro de tendinite e das sequelas degenerativas que decorrem da sua persistência no organismo humano”, reforça.

Caso a inflamação evolua para um quadro de tendinose - processo degenerativo dos tendões -, o tratamento passa a ser a intervenção cirúrgica. Exemplos de patologias que demandam esse tipo de procedimento são a síndrome do túnel do carpo - frequente em mulheres entre 50 e 60 anos - e a tendinite de De Quervain.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: