Campo Grande (MS), Terça-feira, 25 de Novembro de 2025

Política / Justiça

Senado marca sabatina de Jorge Messias para o STF em 10 de dezembro; plenário deve votar indicação no mesmo dia

Relatório será apresentado em 3 de dezembro; AGU intensifica articulação com bancadas, especialmente a evangélica

25/11/2025

16:15

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal sabatinará o advogado-geral da União, Jorge Messias, no dia 10 de dezembro, segundo anunciaram nesta terça-feira (25) o presidente da CCJ, Otto Alencar (PSD-BA), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). A votação no plenário do Senado deve ocorrer no mesmo dia, acelerando o processo de confirmação.

Relatoria e cronograma

O senador Weverton Rocha (PDT-MA) foi escolhido como relator da indicação — ele também relatou a sabatina do ministro Flávio Dino, aprovado em 2023. O parecer sobre Messias deve ser apresentado em 3 de dezembro, com uma semana de antecedência da sabatina.

A indicação ainda depende do envio formal da mensagem presidencial ao Senado, etapa que deve ser concluída nos próximos dias.

Disputa interna e decisão de Lula

Alcolumbre defendia abertamente o nome do presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para a vaga deixada por Luís Roberto Barroso, que se aposentou antecipadamente em outubro. Lula, porém, descartou a indicação de Pacheco e anunciou Messias em seguida, encerrando semanas de especulação.

Articulação política: evangélicos como prioridade

Desde a semana passada, Messias tem feito corpo a corpo com os senadores, mas poucas agendas foram confirmadas até o momento. Os primeiros pedidos de reunião foram encaminhados às lideranças do MDB e do PSD, blocos decisivos na votação.

Segundo interlocutores, Messias também tem priorizado conversas com integrantes da bancada evangélica, da qual faz parte. O gesto é visto como estratégico para suavizar resistências e consolidar votos em um grupo que sucessivas indicações ao STF consideram essencial.

Carta de Messias a Alcolumbre

Nesta segunda-feira (24), Messias enviou uma carta a Davi Alcolumbre, na qual afirma estar “no dever de se oferecer ao escrutínio constitucional” do Senado e destaca a importância do diálogo institucional. A mensagem foi interpretada como um movimento para reduzir tensões após a derrota de Pacheco dentro do próprio PSD.

Próximos passos

Com a data da sabatina definida, o rito segue o formato tradicional:

  • apresentação e leitura do relatório em 3 de dezembro;

  • arguição do indicado em 10 de dezembro na CCJ;

  • votação interna na comissão;

  • análise e votação no plenário no mesmo dia.

Caso aprovado pela maioria absoluta (41 votos), Messias se tornará o novo ministro do Supremo Tribunal Federal.

A articulação nos próximos dias será decisiva para a consolidação da indicação — especialmente diante da reconfiguração política provocada pelo trânsito em julgado das condenações de Jair Bolsonaro e seus principais aliados, tema que domina o ambiente legislativo nesta semana.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: