Assembleia debate o cuidado do paciente com diabetes durante e no pós-pandemia
Encontro de forma remota acontece na terça-feira (22) com transmissão ao vivo pela TV Assembleia.
18/03/2022
09:00
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
A Assembleia Legislativa do Paraná realiza na próxima terça-feira (22), a partir das 9h30, uma audiência pública para tratar dos cuidados dos pacientes com diabetes durante e após a pandemia. A proposição é dos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSB), Dr. Batista (DEM) e Michele Caputo (PSDB). "A covid teve um enorme impacto no cuidado de doenças crônicas. A sobrecarga dos serviços de saúde, além do medo da contaminação do vírus, acabou acarretando no atraso de diagnósticos de pacientes, suspensão de tratamentos e interrupções no acompanhamento médico", argumentaram os deputados.
"Além disso, no caso de pessoas com diabetes, a pandemia trouxe ainda mais uma preocupação, uma vez que o vírus pode ter efeitos mais graves em diabéticos", completam.
A audiência pública, segundo os deputados, terá como foco as dificuldades e desafios enfrentados por pacientes diabéticos durante os últimos dois anos. "A audiência vai procurar mostrar desde a importância do diagnóstico no cenário de pandemia, o controle e acompanhamento dos níveis glicêmicos, o tratamento adequado e acompanhamento médico, desafios enfrentados e os passos a serem tomados para garantir a segurança e tratamento da pessoa com diabetes nos próximos anos", aponta Romanelli.
Participarão do encontro, além dos deputados estaduais, a médica endocrinologista, integrante da Sociedade Brasileira de Diabetes e uma das principais referências no tratamento e pesquisa em diabetes no estado, Rosângela Roginski Réa; do médico endocrinologista, pesquisador e diretor executivo do Centro de Diabetes Curitiba, André Gustavo Daher Vianna; do vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Mauro Scharf; da presidente da Associação de Diabéticos de Foz do Iguaçu, Terezinha Zagotta Machado Pinezi; e da chefe da Divisão de Prevenção e Controle de Doenças Crônicas e Tabagismo, na unidade da SESA e é responsável pelo cuidado de doenças crônicas no estado, a enfermeira Rejane Cristina Teixeira Tabuti.
Os temas abordados englobam a situação epidemiológica da diabetes e desafios enfrentados na pandemia; a telemedicina e avanços tecnológicos no tratamento do diabetes; a monitorização dos níveis glicêmicos, tratamento adequado e acompanhamento médico; o projeto de atenção ao paciente diabético da Associação ADIFI e SMS de Foz do Iguaçu; e o andamento das políticas públicas de diabetes no estado durante a pandemia, apresentando as estruturas já existentes para o atendimento dos pacientes.
A audiência será transmitida pela TV Assembleia, site e redes sociais do Legislativo. Aqueles que desejarem poderão participar diretamente pelo aplicativo Zoom, através deste link.
A inscrição para o evento pode ser feita através da plataforma Sympla, neste link que emitirá certificado aos participantes.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula critica plano de Trump para Gaza: 'Quem tem que cuidar de Gaza são os palestinos'
Leia Mais
Brasil, Europa, países árabes e Rússia condenam plano de Trump para Gaza
Leia Mais
Alta da inflação de alimentos sob Bolsonaro contradiz boné 'comida barata novamente'
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 5
Municípios