Campo Grande (MS), Domingo, 26 de Outubro de 2025

Política / Economia Internacional

Lula e Trump se reúnem na Malásia e iniciam negociações sobre tarifas e sanções

Encontro de 45 minutos marca retomada do diálogo entre Brasil e EUA e abre caminho para revisão do tarifaço de 50%

26/10/2025

06:30

DA REDAÇÃO

Lula e Trump se encontram na Malásia. — Foto: Ricardo Stuckert/PR

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump tiveram, neste domingo (26), em Kuala Lumpur, na Malásia, a primeira reunião bilateral desde o início da crise comercial entre Brasil e Estados Unidos. O encontro, que durou cerca de 45 minutos, resultou no acordo para iniciar imediatamente negociações sobre as tarifas impostas por Washington e sobre as sanções a autoridades brasileiras ligadas ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Tive uma ótima reunião com o presidente Trump na tarde deste domingo. Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral. Acertamos que nossas equipes vão se reunir imediatamente para buscar soluções para as tarifas e as sanções”, afirmou Lula após o encontro.

Clima cordial e reaproximação diplomática

O encontro foi descrito pelo Itamaraty como “muito positivo” e marcou o início de uma fase de reaproximação diplomática entre os dois países. Lula agradeceu a Trump pelo gesto de diálogo e disse que “fizeram uma reunião que parecia impossível”.

Segundo o chanceler Mauro Vieira, Trump determinou que sua equipe “iniciasse imediatamente o processo de negociação bilateral”, com o objetivo de “resolver o quanto antes” as medidas restritivas.

Participaram da conversa os representantes norte-americanos Howard Lutnick (Comércio), Scott Bessent (Tesouro) e Marco Rubio (Estado), além de assessores brasileiros de comércio exterior e diplomacia.

Pauta do encontro

De acordo com o Planalto, a reunião abordou principalmente três temas centrais:

  • Revisão das tarifas de 50% aplicadas pelos EUA sobre exportações brasileiras;

  • Revogação das sanções impostas a autoridades do STF e do governo brasileiro;

  • Agenda de cooperação comercial e retomada do diálogo estratégico bilateral.

Lula argumentou que o tarifaço “não tem base técnica” e lembrou que os EUA têm superávit na balança comercial com o Brasil. Ele propôs um cronograma de negociações setoriais para tratar de cada ponto das restrições.

Trump, por sua vez, declarou ser “uma honra estar com o presidente do Brasil” e disse acreditar que “alguns bons acordos” poderão ser firmados em breve.

“Nós sabemos o que cada um quer. Vamos discutir um pouco as tarifas e ver onde podemos chegar”, disse Trump a jornalistas.

Lula oferece intermediação com a Venezuela

O presidente brasileiro também aproveitou o encontro para propor um papel de interlocutor entre Washington e Caracas, em meio à escalada de tensões militares entre os EUA e o governo de Nicolás Maduro.

Segundo o chanceler Mauro Vieira, Lula destacou que “a América do Sul é uma região de paz” e se colocou à disposição “para buscar soluções aceitáveis e corretas entre os dois países”.

“O Brasil sempre atuou como elemento de paz e continuará sendo um mediador confiável”, afirmou Vieira.

Próximos passos

As equipes técnicas dos dois governos se reúnem ainda neste domingo (horário local) para detalhar os pontos das negociações. A expectativa do Itamaraty é que o tarifaço seja suspenso durante o processo.

Lula e Trump também combinaram visitas recíprocas — o norte-americano pretende vir ao Brasil em breve, e Lula aceitou o convite para visitar os EUA “no futuro próximo”.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: