Campo Grande (MS), Sexta-feira, 24 de Outubro de 2025

Política / Justiça

STF abre nova fase sobre emendas e amplia investigação a deputados estaduais e vereadores

Ministro Flávio Dino determina apuração da execução de recursos nas Assembleias e Câmaras Municipais, com foco em transparência e rastreabilidade

24/10/2025

08:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou nesta quinta-feira (23) a abertura de uma nova fase nas investigações sobre o uso das emendas parlamentares, que agora alcançará também Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais em todo o país.

A medida tem como objetivo verificar a execução e o destino dos recursos repassados por meio das chamadas emendas estaduais e municipais, consideradas extensões do modelo federal, e garantir transparência na aplicação dos valores.

“Nós teremos o início de uma nova fase nesse processo em relação a estados e municípios, emendas de Assembleias e de Câmaras. Vamos inaugurar uma nova etapa, uma vez que a jurisprudência do Supremo determina que o modelo federal é de observância obrigatória pelos entes subnacionais”, declarou Dino.

Nova etapa de fiscalização e transparência

A decisão foi anunciada durante audiência pública no STF, que reuniu representantes do governo federal, do TCU (Tribunal de Contas da União) e de órgãos de controle.
O encontro discutiu mecanismos de transparência, rastreabilidade e controle das emendas parlamentares, que somam entre 35 mil e 40 mil prestações de contas em tramitação.

Flávio Dino destacou que a Corte buscará um encaminhamento institucional adequado para lidar com o grande volume de dados e evitar a falta de responsabilização.

“É preciso encontrar um encaminhamento institucional adequado. É impossível varrer para debaixo do tapete um volume dessa magnitude”, afirmou o ministro.

Ferramentas digitais de monitoramento

Durante a audiência, representantes do TCU e do Ministério da Gestão e Inovação apresentaram novas ferramentas tecnológicas para o acompanhamento público das emendas, incluindo:

  • Gestorgov.br, Cidadaogov.br e Fiscalgov.br;

  • Portal da Transparência e Transferegov.br;

  • Painel de acompanhamento do TCU, com dados atualizados sobre a destinação de verbas.

Entre as novidades, está a publicidade obrigatória dos nomes das empresas contratadas para executar serviços e obras com recursos provenientes das “emendas Pix”, modalidade que transfere recursos diretamente a estados e municípios.

Campanha de conscientização pública

O ministro também determinou à Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência) e ao Congresso Nacional a criação de uma campanha nacional de divulgação para informar a população sobre as ferramentas disponíveis para rastrear a execução das emendas.

“Não adianta termos um fantástico ferramental tecnológico se ele não servir ao aprofundamento da democracia. É dever do Poder Público garantir que a informação chegue ao cidadão”, declarou Dino.

Contexto e desdobramentos

A decisão ocorre em meio ao debate sobre o uso político das emendas parlamentares e à pressão por maior controle e transparência após denúncias de irregularidades no modelo das emendas Pix, que movimentam bilhões de reais sem detalhamento público claro.

Com a nova fase, o STF passa a examinar também a responsabilidade de deputados estaduais e vereadores na destinação dos recursos, ampliando o escopo de fiscalização antes restrito ao Congresso Nacional.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: