Campo Grande (MS), Quarta-feira, 15 de Outubro de 2025

Política & STF

Ministros pressionam por nome com “musculatura” para o STF, mas favorito para vaga é Jorge Messias

Ala da Corte apoia Rodrigo Pacheco; Planalto aposta no AGU por alinhamento político e técnico

15/10/2025

07:45

DA REDAÇÃO

©REPRODUÇÃO

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) se reuniram na noite de terça-feira (14) com o presidente Lula, quando avaliava-se a sucessão de Luís Roberto Barroso, que deixará a Corte nesta semana. O tema da indicação não foi debatido diretamente, mas já é objeto de articulação nos bastidores.

Internamente, parte da Corte defende o nome de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ex-presidente do Senado, como alguém que daria “relevância e musculatura política” ao STF — apoio que viria de ministros como Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes.

Do outro lado, o Planalto e setores próximos ao STF apontam como favorito o advogado-geral da União, Jorge Messias, considerado nome de confiança de Lula e com bom grau de alinhamento político e institucional.

Perfil de Messias e tração nos bastidores

  • Jorge Messias, nascido em 1980, é advogado-geral da União desde 2023, com carreira consolidada na AGU e atuação em órgãos como BNDES, Banco Central e como consultor jurídico.

  • Fontes relatam que ele tem evitado exposição pública para preservar sua imagem durante esse momento decisório. 

  • Grupos jurídicos e advogados ligados a Lula têm manifestado apoio público à sua indicação. 

Pacheco e outros cotados

  • Rodrigo Pacheco mantém apelo junto ao Judiciário e ao Legislativo, sendo visto como alternativa que agregaria prestígio externo ao Supremo.

  • No entanto, Lula já sinalizou que vê Pacheco com potencial para disputa eleitoral em Minas Gerais em 2026, o que poderia inviabilizar sua entrada no STF agora.

  • Outros nomes no radar: Bruno Dantas (TCU), Vinícius Carvalho (CGU), Maria Elizabeth Rocha (STM) — com apelo feminista — entre outros. 

Decisão e desafios

A indicação cabe ao presidente da República, com sabatina e aprovação no Senado. O nome escolhido precisará transitar bem dentro da Corte, no Parlamento e junto à opinião pública.
Para muitos ministros, o critério político deve dialogar com o jurídico e institucional, “garantindo musculatura para o Supremo sem perder credibilidade técnica”.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: