Campo Grande (MS), Quinta-feira, 09 de Outubro de 2025

Política / Justiça

STF deve manter número de deputados federais em 513 para evitar impasse entre Congresso e governo Lula

Supremo entende que alteração não pode valer em 2026 e só poderá ser aplicada, com segurança jurídica, a partir de 2030

01/10/2025

07:45

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve confirmar a decisão de manter o número atual de 513 deputados federais nas eleições de 2026. O julgamento ocorre no plenário virtual, iniciado nessa terça-feira (30) e com término previsto para quarta-feira (1º). Até o momento, os ministros Luiz Fux e Alexandre de Moraes votaram pela manutenção da regra.

Segundo apuração, há consenso interno para referendar a decisão de Fux, evitando um novo confronto entre o Congresso Nacional e o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Entenda a controvérsia

Em 2023, o STF determinou a recomposição do número de vagas na Câmara dos Deputados conforme os dados do Censo de 2022, o que poderia gerar perda de cadeiras para alguns estados. Para evitar essa redução, o Congresso aprovou um projeto que aumentava o número de deputados, atendendo ao princípio da representação proporcional.

O texto foi aprovado tanto pela Câmara quanto pelo Senado, mas acabou vetado por Lula, sob o argumento de que a ampliação geraria impacto orçamentário elevado e impopular.

Com isso, a mudança não foi concluída a tempo de valer para as eleições de 2026, já que a legislação eleitoral prevê o respeito ao princípio da anualidade — ou seja, alterações só podem ser aplicadas se aprovadas com pelo menos um ano de antecedência do pleito.

O voto de Fux

Ao justificar sua posição, o ministro Luiz Fux escreveu:

“Voto para referendar a medida cautelar concedida, a fim de sustar a aplicação dos efeitos da decisão de mérito proferida nesta ADO às eleições legislativas federais de 2026, até que seja concluído o devido processo legislativo, cujo resultado poderá ser aplicado, com segurança e clareza, a partir das eleições legislativas de 2030.”

Clima no Supremo

Três ministros ouvidos pela reportagem afirmaram que o clima no STF é de evitar tensionamentos. A avaliação é de que qualquer decisão definitiva que mexesse no número de cadeiras em 2026 acabaria desagradando o governo ou o Congresso, acirrando uma disputa institucional.

Assim, o tribunal deve adotar uma postura de cautela, garantindo que a discussão sobre a recomposição de vagas seja retomada no futuro, mas apenas com validade a partir de 2030.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: