Campo Grande (MS), Terça-feira, 23 de Setembro de 2025

Política / Justiça

Prisão e julgamento de Bolsonaro tensionam direita e colocam STF no centro do debate eleitoral de 2026

Disputa pelo espólio político do ex-presidente mobiliza governadores e amplia pressão por anistia; especialistas veem risco de radicalização e ataques ao Supremo

22/09/2025

07:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe e crimes contra o Estado democrático, somada à sua prisão domiciliar, provocou um abalo político no campo da direita. O episódio reposiciona o STF (Supremo Tribunal Federal) como alvo preferencial e deve arrastá-lo para o debate eleitoral de 2026.

Segundo cientistas políticos, a mobilização pela anistia de Bolsonaro e os ataques ao Supremo refletem a disputa interna pela herança eleitoral e simbólica do ex-presidente. Mas eles alertam: adotar uma pauta anti-STF de forma incisiva pode afastar o eleitorado de centro e conservadores moderados, fundamentais em uma eleição presidencial.

STF no foco da disputa

Entre ministros do Supremo, há a percepção de que 2026 será um ano turbulento, com tendência de intensificação dos ataques. O tribunal mantém inquéritos em andamento, como o das milícias digitais, justamente prevendo um cenário de instabilidade política.

Mesmo com a expectativa de uma maior bancada bolsonarista no Senado (10 a 12 radicais), a avaliação predominante no STF é que um impeachment de ministros não deve prosperar, devido ao peso do centrão no Congresso.

A direita dividida e o cálculo eleitoral

A direita vive o dilema de manter viva a bandeira da anistia e da crítica ao Supremo sem fechar portas com o eleitor moderado. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), visto como nome viável para herdar o espólio bolsonarista, endureceu o discurso contra Alexandre de Moraes no 7 de Setembro, chamando o ministro de “tirano”. O gesto foi celebrado por setores radicais, mas avaliado como arriscado em termos de opinião pública.

Para partidos de direita, apoiar a anistia de Bolsonaro passou a ser condição para integrar uma frente política em 2026, sobretudo ao lado de governadores aliados. O tema foi discutido em jantar da federação PP-União Brasil, reforçando a centralidade do assunto na articulação eleitoral.

Vozes da academia

A cientista política Carolina de Paula, da Uerj, avalia que a pauta anti-STF deve ser mais explorada em campanhas ao Legislativo do que em disputas presidenciais ou estaduais:

“Posições mais radicalizadas contra ministros não agradam o eleitor de centro e de direita menos radical. A tendência é que esse discurso fique restrito a candidatos a deputado e, em menor medida, ao Senado.”

O professor da UnB, André Borges, reforça que a divisão da direita gira em torno de quem herdará o capital político de Bolsonaro:

“O que vimos nas últimas semanas é uma disputa interna pela liderança do campo da direita. O apoio de Tarcísio à anistia é um aceno à base mais radical, mas com risco de desgastar sua imagem junto ao eleitor conservador não bolsonarista.”

Perspectivas para 2026

A tendência, segundo analistas, é que a pauta anti-STF se torne bandeira de candidatos bolsonaristas à Câmara e ao Senado, mas dificilmente será o eixo de uma campanha presidencial. Para conquistar maioria no Congresso, Bolsonaro e aliados projetam priorizar essas eleições legislativas, ainda que ele próprio esteja juridicamente fragilizado.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: