Campo Grande (MS), Sábado, 20 de Setembro de 2025

Política / Justiça

Relator afirma que “única saída é a dosimetria” em negociação sobre condenados do 8 de janeiro

Paulinho da Força diz que projeto não tratará de anistia, considerada inconstitucional pelo STF, e aposta em redução de penas para pacificar impasse político

19/09/2025

10:15

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP), relator do Projeto de Lei da Anistia, declarou nesta sexta-feira (19) que pretende convencer a bancada do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, de que a única alternativa viável para o impasse em torno das condenações do 8 de janeiro é a dosimetria das penas.

“Acho que vou convencer ali de que a única saída é essa; não tem outra saída. A única saída que nós estamos fazendo é discutir dose, de quantas pessoas poderão reduzir sua pena e poder colocar sua vida normal”, afirmou em entrevista ao programa Acorda, Metrópoles.

De anistia à dosimetria

Paulinho explicou que o projeto será rebatizado como PL da Dosimetria, já que o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional a possibilidade de uma anistia ampla aos envolvidos. O texto original, de autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), foi apresentado em 2023 e previa perdão para atos cometidos entre 30 de outubro de 2022 e a entrada em vigor da lei.

Indicado relator pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), Paulinho defende que o projeto seja um “pacificador do Brasil”, ao permitir que pessoas presas por depredação ou delitos relacionados aos atos golpistas possam voltar para casa.

Impacto nas penas

O relator exemplificou a aplicação da proposta com o caso de Bolsonaro, condenado a 27 anos de prisão pelo STF.

“Vamos supor que, nessa discussão, no Congresso, a gente reduza 10 anos. Então ele continuaria com 17. Aí o caso dele teria que ser tratado de uma outra forma, e não mais nesse projeto que nós vamos apresentar”, disse.

Paulinho reforçou que, se aprovada, a redução de pena valerá para todos os condenados, inclusive o ex-presidente.

Reunião com a bancada do PL

O parlamentar informou que só terá uma posição clara da bancada do PL após reunião marcada para terça-feira (23), conduzida pelo líder do partido, Sóstenes Cavalcante (RJ). “Tenho conversado com o líder sobre essas possibilidades, mas a opinião final virá do encontro com todos os deputados”, pontuou.

Tentativa de consenso

Segundo Paulinho, o desafio será construir um texto de consenso entre os setores que defendem a anistia ampla e os que apoiam apenas ajustes nas condenações. Para ele, o foco deve ser evitar um confronto institucional com o STF e oferecer uma solução política para pacificar o tema.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: