Campo Grande (MS), Sábado, 20 de Setembro de 2025

Política / Justiça

PEC da Blindagem: casamento entre Centrão e bolsonarismo é “perverso para o Brasil”, avalia Fernando Abrucio

Cientista político da FGV classifica votações da semana como o pior momento da Câmara desde a redemocratização

19/09/2025

09:45

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A aprovação da PEC da Blindagem e do regime de urgência para o projeto de anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro — que passou a ser chamado de PL da Dosimetria — marcou, segundo analistas, um dos episódios mais críticos do Congresso nos últimos anos.

Em entrevista ao podcast O Assunto, do g1, o cientista político Fernando Abrucio, professor da FGV-SP, afirmou que as votações representam um “casamento perverso” entre o Centrão e o bolsonarismo, unindo objetivos distintos, mas complementares:

“Um quer garantir a possibilidade de chegar ao poder sem respeitar a democracia. O outro quer continuar sendo a grande balança do poder, ganhando direitos antirrepublicanos e imunidades que não existem em nenhuma democracia. Esse casamento de ocasião é perverso para a sociedade brasileira”, disse Abrucio.

O que muda com a PEC da Blindagem

Aprovada em votação rápida na Câmara, a proposta amplia as proteções legais de deputados e senadores em processos cíveis e criminais, dificultando a responsabilização da classe política. Entidades da sociedade civil e especialistas consideram a medida um retrocesso democrático, criando uma “casta” de parlamentares acima da lei.

A proposta ainda precisa ser analisada pelo Senado, onde serão necessários 49 votos em dois turnos. A expectativa é de maior resistência, já que, em 2026, dois terços das cadeiras serão renovadas — fator que pode influenciar o cálculo político dos senadores diante da pressão popular.

Reações e impacto político

Nas redes sociais, a PEC foi apelidada de “PEC da Bandidagem”, alcançando os assuntos mais comentados. Para Abrucio, a repercussão pode ter efeito direto nas urnas:

“Muita gente do Centrão vai perder voto e quem se aliar a ele, inclusive candidatos presidenciais. Existe o medo de investigações e, sobretudo, o receio de perder o grande líder eleitoral da direita, que é Jair Bolsonaro”, afirmou.

O cientista político avaliou ainda que a nomeação de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) como líder da minoria simboliza essa aproximação entre o Centrão e o bolsonarismo, sustentada pelo temor de processos e pela busca de impunidade.

Crise institucional

Abrucio classificou o atual cenário como o “pior momento da Câmara desde a redemocratização”, com reflexos não apenas para a população, mas também para o relacionamento entre os três Poderes.

“Há um descolamento que fragiliza o Executivo e o Judiciário e coloca em xeque a confiança no Legislativo”, concluiu.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: