Campo Grande (MS), Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025

Política / Justiça

Bolsonaro pode perder patente de capitão do Exército após condenação por golpe de Estado

Ex-presidente foi sentenciado a 27 anos de prisão pelo STF; decisão poderá levar ao julgamento no Superior Tribunal Militar

16/09/2025

15:05

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) corre o risco de perder a patente de capitão da reserva do Exército após sua condenação a 27 anos e 3 meses de prisão pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão, relacionada à tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023, abre caminho para que o caso seja analisado pelo Superior Tribunal Militar (STM), que terá a palavra final sobre a cassação da patente.

Condenação no STF

Bolsonaro foi considerado culpado por cinco crimes:

  • tentativa violenta de abolição do Estado Democrático de Direito;

  • golpe de Estado;

  • participação em organização criminosa armada;

  • dano qualificado;

  • deterioração de patrimônio público.

O STF apontou o ex-presidente como líder da organização criminosa que articulou os atos golpistas. A defesa já anunciou que recorrerá da decisão.

Impacto sobre militares aliados

Caso a condenação seja confirmada em instâncias superiores, o processo seguirá para o STM, que poderá cassar a patente de Bolsonaro. Outros militares de alta patente também podem ser afetados:

  • Almir Garnier Santos, ex-comandante da Marinha;

  • Augusto Heleno, general da reserva;

  • Mauro Cid, tenente-coronel;

  • Paulo Sérgio Nogueira, general e ex-ministro da Defesa;

  • Walter Braga Netto, general da reserva e ex-ministro.

Investigações paralelas

Além da condenação, Bolsonaro responde a outros processos no Supremo:

  • Pressão internacional: Em agosto, ele e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) foram indiciados pela Polícia Federal por suposta coação no curso do processo do golpe, acusados de buscar apoio nos Estados Unidos para pressionar o governo brasileiro e ministros do STF. O caso resultou na decretação da prisão domiciliar do ex-presidente.

  • Joias da Arábia Saudita: Em julho de 2024, Bolsonaro foi indiciado por suspeita de apropriação indevida de joias recebidas como presentes oficiais durante seu mandato. O inquérito está sob análise da Procuradoria-Geral da República (PGR), que decidirá se apresenta denúncia formal.

Próximos passos

Com a condenação confirmada, o futuro de Bolsonaro no Exército dependerá de decisão do STM, que tem autonomia para deliberar sobre a perda de patentes militares de oficiais condenados por crimes.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: