Campo Grande (MS), Quarta-feira, 03 de Setembro de 2025

Política / Justiça

Defesa de Bolsonaro afirma no STF que não há provas de ligação com tentativa de golpe

Advogado Celso Vilardi diz que ex-presidente foi “dragado” para investigação e critica delação de Mauro Cid

03/09/2025

11:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

No segundo dia de julgamento da ação penal que apura a trama golpista atribuída ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a outros sete aliados, a defesa do ex-mandatário sustentou que “não há uma única prova” que o vincule aos atos investigados pela Polícia Federal.

O advogado Celso Vilardi, responsável pela sustentação oral nesta quarta-feira (3), declarou que Bolsonaro foi “dragado” para os fatos apurados e que o processo se baseia em elementos frágeis:

“Um processo com base em uma delação e em uma minuta encontrada em um celular de uma pessoa que hoje é colaboradora da Justiça. Esse é o epicentro, essa é a pedra de toque do processo. Daí em diante, o que aconteceu é uma sucessão inacreditável de fatos”, disse Vilardi.

Segundo o advogado, o ex-ajudante de ordens e delator Mauro Cid não é confiável, por ter mudado de versão diversas vezes em interrogatórios. Ele defendeu a anulação da colaboração premiada do militar.

Críticas ao processo

A defesa também questionou a quantidade de material a que teve acesso durante a instrução:

  • Foram recebidos cerca de 70 terabytes de documentos;

  • Parte dos arquivos teria sido disponibilizada apenas após o encerramento da fase de instrução;

  • O prazo de 15 dias para análise do material foi considerado insuficiente.

“Com 34 anos de atuação, é a primeira vez que venho à tribuna para dizer que não conheço a íntegra desse processo. São bilhões de documentos, com uma instrução de menos de 15 dias. Não tivemos o tempo nem o acesso que tiveram o Ministério Público e a Polícia Federal”, afirmou Vilardi.

Acusação da PGR

Na véspera, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu a condenação de Bolsonaro e de outros réus, apontando o ex-presidente como líder da tentativa de golpe.

Para Gonet, há registros, documentos e falas públicas que evidenciam o plano para manter Bolsonaro no poder após a derrota em 2022. Ele citou, entre os exemplos, a reunião ministerial de 5 de julho de 2021 e o discurso de 7 de setembro do mesmo ano, quando o então presidente ameaçou ministros do STF e declarou que só sairia do cargo “preso, morto ou com vitória”.

“Não há como negar fatos praticados publicamente, planos apreendidos, diálogos documentados e bens públicos deteriorados. Esses elementos demonstram o projeto autoritário”, reforçou o procurador.

Contexto

A denúncia apresentada pela PGR em fevereiro de 2025 envolve Bolsonaro e outros 33 investigados pelos crimes de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa.

Na Primeira Turma do STF, o julgamento teve início na terça-feira (2) e deve se estender até a próxima semana, quando o relator, ministro Alexandre de Moraes, apresentará seu voto.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: