Campo Grande (MS), Segunda-feira, 01 de Setembro de 2025

Política / Justiça

Bolsonaro pode ser preso após julgamento no STF? Entenda os cenários possíveis

Ex-presidente e sete aliados respondem por cinco crimes no núcleo central da trama golpista; decisão caberá à Primeira Turma do Supremo

31/08/2025

07:45

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete aliados, acusado de liderar a trama golpista de 2022/2023, começa nesta terça-feira (2/9) na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). A ação penal, considerada um dos processos mais relevantes da história recente da Corte, traz à tona a discussão sobre o que pode ocorrer em caso de condenação.

Bolsonaro pode ser preso imediatamente?

A jurisprudência do STF estabelece que a prisão em regime fechado só ocorre após o esgotamento dos primeiros recursos, como embargos de declaração e embargos infringentes. Ou seja, mesmo que condenado, não há precedente para prisão imediata no mesmo dia da decisão.

O caso Collor de Mello é citado como exemplo. Condenado em 2023 a 8 anos e 10 meses de prisão, o ex-presidente só teve a pena executada em abril de 2025, após a Corte considerar os últimos recursos como protelatórios.

Fator Bolsonaro: domiciliar e risco de fuga

O cenário de Bolsonaro, porém, é distinto: o ex-presidente já cumpre prisão domiciliar em outro processo. Caso seja condenado na Ação Penal 2668, os ministros poderão:

  • Manter a domiciliar, aguardando o trânsito em julgado dos recursos;

  • Determinar transferência para regime fechado, em razão de risco de fuga ou descumprimento de cautelares;

  • Decretar prisão preventiva em outro inquérito, como o que investiga Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro por coação no curso do processo e ataques à soberania nacional.

Onde Bolsonaro poderia cumprir pena

Se houver entendimento para execução imediata, a decisão especificará o local:

  • Presídio da Papuda (DF);

  • Superintendência da Polícia Federal, em regime especial.

Para os militares réus, a situação é mais complexa. Em caso de condenação superior a dois anos, eles podem perder a patente, deixando de ter direito à prisão especial.

Crimes imputados a Bolsonaro

A Procuradoria-Geral da República (PGR) acusa Bolsonaro de cinco crimes:

  • Organização criminosa armada;

  • Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;

  • Golpe de Estado;

  • Dano qualificado por violência e grave ameaça contra o patrimônio da União;

  • Deterioração de patrimônio tombado.

Quem são os réus do núcleo crucial

Além de Bolsonaro, respondem no mesmo processo: Alexandre Ramagem, Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto (único atualmente preso).

Sessões de julgamento

Por determinação do presidente da Turma, Cristiano Zanin, o caso será analisado em sessões extraordinárias nos dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro, das 9h às 12h, além de reuniões à tarde nos dias 2, 9 e 12.

O julgamento terá início com o relatório do ministro Alexandre de Moraes, seguido da manifestação do procurador-geral Paulo Gonet, das sustentações orais das defesas e, por fim, dos votos dos ministros, em ordem de antiguidade.

O que esperar

  • Cenário 1: condenação com manutenção da prisão domiciliar até recursos.

  • Cenário 2: condenação com execução imediata em regime fechado, caso haja entendimento de risco processual.

  • Cenário 3: pedido de vista de algum ministro, o que pode adiar a decisão por até 90 dias.

O resultado dependerá da maioria simples da Turma (3 votos entre 5 ministros).


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: