Campo Grande (MS), Quinta-feira, 28 de Agosto de 2025

Esportes / Justiça

STF forma maioria para rejeitar recurso e manter prisão de Robinho no Brasil

Ex-jogador cumpre pena de 9 anos de prisão por condenação da Justiça italiana

28/08/2025

16:00

DA REDAÇÃO

Robinho foi preso em 2024

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos para rejeitar um novo recurso da defesa do ex-jogador Robinho, mantendo a execução da pena de 9 anos de prisão pelo crime de estupro coletivo cometido em 2013, na Itália. O julgamento ocorre no plenário virtual e os ministros podem registrar seus votos até esta sexta-feira (29).

Argumentos da defesa

Os advogados de Robinho alegaram que a prisão seria ilegal porque o crime ocorreu antes da sanção da Lei de Migração (2017), que autorizou a execução no Brasil de penas impostas por tribunais estrangeiros. Para a defesa, a norma não poderia ser aplicada de forma retroativa.

Voto do relator

O ministro Luiz Fux, relator do caso, rejeitou o pedido ao afirmar que a defesa tenta rediscutir temas já analisados pela Corte.

“O trecho da Lei de Migração apontado pela defesa não tem natureza penal. A norma não altera a condenação, o regime ou a duração da pena, mas apenas o local de cumprimento, e deve ser aplicada a todos os que se enquadram”, escreveu o ministro.

O voto de Fux foi acompanhado pelos ministros Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, André Mendonça e Cristiano Zanin, formando maioria.

Divergência

O ministro Gilmar Mendes abriu divergência ao votar pela liberdade de Robinho. Para ele, o artigo 100 da Lei de Migração não poderia ser aplicado retroativamente, já que o crime ocorreu em 2013. Mendes também afirmou que a prisão não poderia ter sido decretada antes do esgotamento de todas as possibilidades recursais.

Situação atual

Robinho está preso desde março de 2024, na penitenciária de Tremembé (SP). A condenação foi confirmada em última instância pela Justiça italiana em 2022 e, posteriormente, homologada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) para cumprimento no Brasil, já que o ex-jogador é brasileiro nato e não pode ser extraditado.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: