Campo Grande (MS), Segunda-feira, 25 de Agosto de 2025

Política / Justiça

Transparência Internacional chama de “aberração” sanção da Lei Magnitsky contra Moraes

CEO Maíra Martini alerta para precedente “perigosíssimo” e critica risco de uso político da lei pelo governo Trump

25/08/2025

15:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A CEO da Transparência Internacional, Maíra Martini, classificou como “aberração” a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Em entrevista ao O Globo nesta segunda-feira (25), ela afirmou que a medida abre um “precedente perigosíssimo” e vai na contramão da essência da legislação, criada para combater corrupção e violações de direitos humanos.

“Não se enquadra em nenhum dos motivos pelos quais ela foi criada. É uma aberração e abre um precedente perigosíssimo”, disse Martini.

A sanção imposta pelo governo dos Estados Unidos, comandado por Donald Trump (Partido Republicano), trouxe restrições econômicas e sociais ao ministro. Segundo Martini, algumas medidas são obrigatórias pela lei, mas outras podem surgir por pressão política da Casa Branca.

Risco de atingir sociedade civil

Martini alertou que o uso político da legislação pode extrapolar o caso Moraes:

“Não duvido que possam vir sanções à sociedade civil. Hoje é possível esperar qualquer coisa do governo americano”, afirmou.

Foro privilegiado e impasse no Congresso

Questionada sobre a discussão em andamento no Congresso brasileiro para alterar regras do foro privilegiado, Martini se mostrou cética:

“Essas mudanças não mandam uma mensagem de confiança no Judiciário nem no sistema político. Tem uma razão pela qual eles querem voltar a ser julgados pela 1ª instância: sabem que não vai ter fim.”

Corrupção: prevenção antes da punição

A executiva defendeu maior foco em prevenção no combate à corrupção, destacando a importância de órgãos como o Coaf e o Ministério Público, além do papel da imprensa e de entidades independentes.
Segundo ela, apenas punir após a ocorrência não é suficiente.

Também criticou o atual modelo de emendas parlamentares, que considera “um dos maiores riscos de corrupção” por permitir uso político de recursos públicos sem transparência ou fiscalização adequada.

Transparência e COP30

Martini afirmou ainda que falta vontade política para ampliar a clareza no uso do Orçamento, especialmente em estados e municípios. E destacou a COP30, prevista para Belém, como uma oportunidade para o Brasil demonstrar liderança em transparência e integridade nas negociações climáticas.

“É essencial garantir que não haja acesso privilegiado de grupos econômicos nas discussões sobre clima”, ressaltou.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: