Tecnologia / Telecomunicações
Anatel proíbe uso da internet via satélite da Starlink em celulares no Brasil
Serviço “direct-to-device”, liberado nos EUA, ainda não tem licença para operar no país
02/08/2025
08:45
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
Os brasileiros não podem acessar a internet via satélite da Starlink em celulares, informou nesta sexta-feira (1º) a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A empresa de Elon Musk não possui autorização para oferecer, no Brasil, a tecnologia “direct-to-device”, que conecta smartphones diretamente à constelação de satélites da SpaceX.
O serviço foi liberado na quinta-feira (31) para clientes da operadora americana T-Mobile e permite enviar mensagens de texto e compartilhar localização em áreas sem cobertura de rede móvel. Em tese, com um chip da T-Mobile ou um pacote de conexão virtual adquirido pela internet, seria possível receber sinal da Starlink em qualquer lugar do mundo — mas a restrição regulatória impede a operação em território brasileiro.
Em nota, a Anatel esclareceu:
“A prestação do serviço móvel no Brasil é regulamentada e requer a obtenção de outorga específica, bem como autorizações para uso das radiofrequências destinadas à modalidade celular. Até o presente momento, a Starlink não possui diretamente essas licenças necessárias.”
Desde 2023, a agência flexibilizou regras para testes da tecnologia, permitindo que empresas como a ViaSat realizem experimentos no país.
A Starlink equipa seus satélites de segunda geração com mini antenas de telefonia móvel capazes de fornecer conexão direta a smartphones. Embora a modalidade ainda não esteja autorizada, a Anatel liberou a operação de 7.500 satélites dessa nova geração no Brasil, mas apenas para serviços já licenciados.
O “direct-to-device” está ativo nos Estados Unidos e na Nova Zelândia, via parcerias com operadoras locais, e em testes na Austrália, Canadá, Chile e Japão. Nos EUA, o regulador FCC autorizou parcialmente o uso do espectro móvel até 2 GHz, exigindo parcerias com empresas de telecomunicações.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Em pronunciamento na TV, Lula dirá que nova isenção do Imposto de Renda injetará R$ 28 bilhões na economia em 2026
Leia Mais
Governo Lula avalia que EUA devem exigir contrapartidas para avançar em novas reduções do tarifaço
Leia Mais
Em evento, Tarcísio defende discutir prisão perpétua no Brasil por meio de referendo em 2026
Leia Mais
Na reta final do ano, desacelere
Municípios