Campo Grande (MS), Terça-feira, 19 de Agosto de 2025

Tecnologia / Telecomunicações

Anatel proíbe uso da internet via satélite da Starlink em celulares no Brasil

Serviço “direct-to-device”, liberado nos EUA, ainda não tem licença para operar no país

02/08/2025

08:45

DA REDAÇÃO

©REPRODUÇÃO

Os brasileiros não podem acessar a internet via satélite da Starlink em celulares, informou nesta sexta-feira (1º) a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A empresa de Elon Musk não possui autorização para oferecer, no Brasil, a tecnologia “direct-to-device”, que conecta smartphones diretamente à constelação de satélites da SpaceX.

O serviço foi liberado na quinta-feira (31) para clientes da operadora americana T-Mobile e permite enviar mensagens de texto e compartilhar localização em áreas sem cobertura de rede móvel. Em tese, com um chip da T-Mobile ou um pacote de conexão virtual adquirido pela internet, seria possível receber sinal da Starlink em qualquer lugar do mundo — mas a restrição regulatória impede a operação em território brasileiro.

Regras e licenciamento

Em nota, a Anatel esclareceu:

“A prestação do serviço móvel no Brasil é regulamentada e requer a obtenção de outorga específica, bem como autorizações para uso das radiofrequências destinadas à modalidade celular. Até o presente momento, a Starlink não possui diretamente essas licenças necessárias.”

Desde 2023, a agência flexibilizou regras para testes da tecnologia, permitindo que empresas como a ViaSat realizem experimentos no país.

Como funciona o “direct-to-device”

A Starlink equipa seus satélites de segunda geração com mini antenas de telefonia móvel capazes de fornecer conexão direta a smartphones. Embora a modalidade ainda não esteja autorizada, a Anatel liberou a operação de 7.500 satélites dessa nova geração no Brasil, mas apenas para serviços já licenciados.

Onde o serviço já funciona

O “direct-to-device” está ativo nos Estados Unidos e na Nova Zelândia, via parcerias com operadoras locais, e em testes na Austrália, Canadá, Chile e Japão. Nos EUA, o regulador FCC autorizou parcialmente o uso do espectro móvel até 2 GHz, exigindo parcerias com empresas de telecomunicações.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: