Campo Grande (MS), Terça-feira, 29 de Julho de 2025

Polícia / Justiça

“Se sair, volto a matar”, diz Jorge Beltrão, o canibal de Garanhuns que hoje prega como pastor em presídio de Pernambuco

Condenado a mais de 70 anos por assassinatos e canibalismo, detento afirma temer recaída e rejeita progressão de regime

28/07/2025

20:15

DA REDAÇÃO

©REPRODUÇÃO

Jorge Beltrão Negromonte da Silveira, líder do trio conhecido como os “Canibais de Garanhuns”, voltou a chamar atenção ao aparecer em um vídeo viral pregando como pastor evangélico na Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá (PE). Condenado por homicídios brutais e pelo uso de carne humana na produção de empadas, ele afirma que não deseja deixar a prisão por temer voltar a matar.

Se sair, volto a matar”, declarou Jorge durante julgamento, segundo o advogado Giovanni Martinovich. O detento foi diagnosticado com esquizofrenia, perdeu a visão e, atualmente, se dedica à vida religiosa dentro do sistema prisional. Ele afirma que, fora da prisão, teme ouvir novamente “as vozes” que o impulsionaram aos crimes, além de sofrer represálias e ser morto por outros detentos ou pela sociedade.

De canibal a pastor: a rotina dentro do presídio

Segundo a defesa, Jorge está convertido há mais de dois anos, é reconhecido pelos internos do setor evangélico e atua como pastor nas unidades prisionais. No vídeo, ele aparece de camisa, gravata e violão nas costas, ao lado do diácono Rodrigo Gracino e do missionário Peterson, relatando sua conversão religiosa em 2012 e citando versículos bíblicos, como 2 Coríntios 5:17:

"Quem está em Jesus, nova criatura é. As coisas velhas se passaram, tudo se fez novo."

O advogado afirma que a mudança é real e que Jorge não deseja sequer progredir de regime penal, embora tenha condições jurídicas de pleitear a prisão domiciliar. “Ele me disse que, se descobrirem que é o canibal, será assassinado. E preferiu permanecer onde está”, relatou Martinovich.

Diagnóstico psiquiátrico e ausência de tratamento adequado

Jorge foi diagnosticado com esquizofrenia e está cego, mas segue cumprindo pena em regime fechado. O defensor destaca a inexistência de hospital psiquiátrico prisional ativo em Pernambuco, o que inviabiliza um tratamento adequado fora da penitenciária.

Segundo o advogado, o caso de Jorge evidencia uma falha do sistema de ressocialização no Brasil:

A ressocialização em presídio, no Brasil, não ressocializa. A religião virou a única válvula de escape. E as igrejas evangélicas têm assumido esse papel”, disse.

Relembre o caso dos "Canibais de Garanhuns"

O trio formado por Jorge Beltrão, Isabel Cristina Pires da Silveira e Bruna Cristina Oliveira da Silva ganhou notoriedade nacional após ser denunciado em 2012. Os três foram acusados de matar mulheres, consumir carne humana e utilizá-la em empadas que vendiam na cidade de Garanhuns (PE).

A primeira vítima, Jéssica Camila da Silva Pereira, de 17 anos, teve partes do corpo encontradas enterradas no quintal da casa. Em 2014, o trio foi condenado por homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver. Já em 2018, foram responsabilizados pelas mortes de Gisele Helena da Silva e Alexandra Falcão da Silva, cujos corpos também apresentavam sinais de canibalismo.

Condenações:

  • Jorge Beltrão Negromonte: condenado a 71 anos e 10 meses de prisão

  • Isabel Cristina Pires: pena ampliada para 68 anos

  • Bruna Cristina Oliveira: sentença de 68 anos e 2 meses

As motivações do grupo envolviam rituais de “purificação” ligados a uma suposta seita. Nos depoimentos, os acusados mencionavam crenças que justificariam o consumo da carne das vítimas.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: