Campo Grande (MS), Terça-feira, 29 de Julho de 2025

Política Internacional

Eduardo Bolsonaro diz trabalhar contra missão do Senado nos EUA: "Eu torço para que fracassem"

Deputado critica viagem de senadores para negociar tarifa de Trump e reforça que solução exige anistia para condenados por tentativa de golpe

28/07/2025

20:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou nesta segunda-feira (28) que está trabalhando ativamente para atrapalhar a missão oficial do Senado que foi aos Estados Unidos negociar a revogação da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, imposta pelo presidente americano Donald Trump. “Eu trabalho para que eles não encontrem diálogo”, declarou o parlamentar em entrevista ao SBT News.

A comitiva do Senado, composta por oito senadores de diferentes partidos, iniciou sua agenda em Washington com encontros no setor privado e articulações para reuniões com membros do governo americano. A missão tem como objetivo reverter ou adiar a sobretaxa, considerada prejudicial à economia brasileira.

“Estão fadados ao fracasso”, diz Eduardo

Eduardo, que é filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, criticou a abordagem da comitiva e afirmou que a missão “está fadada ao fracasso”, por tentar resolver um problema que, segundo ele, não é apenas econômico, mas político e institucional.

“O problema é uma crise institucional, dentro do Judiciário, e não meramente econômico. Se o Brasil der um primeiro passo para mostrar que está disposto a resolver essa situação, o Trump abre uma mesa de negociação”, declarou.

Deputado defende uso do tarifaço para pressionar por anistia

Na entrevista, o deputado reforçou sua defesa da anistia aos envolvidos na tentativa de golpe de Estado, incluindo seu pai, Jair Bolsonaro. Ele entende que a imposição da tarifa é uma forma de pressionar o Congresso Nacional e autoridades brasileiras a concederem perdão aos condenados.

“Eles (os senadores) vêm com uma visão estritamente comercial da coisa. O Trump já deixou claro, em declarações e até em uma carta, que o problema é institucional”, argumentou Eduardo.

O parlamentar ainda acusou a missão de “prolongar o sacrifício dos brasileiros” ao não apresentar uma proposta de anistia. Para ele, a tarifa deve ser mantida porque “o Brasil tem sido ineficiente em dar a resposta” esperada pelo governo norte-americano.

Carta de Trump pressiona por fim de julgamento

Na carta em que anunciou o tarifaço, o presidente Donald Trump afirmou que “o modo como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro é uma desgraça internacional” e exigiu o fim do julgamento que investiga a participação de Bolsonaro na trama golpista de 2022.

Segundo fontes próximas à articulação internacional, Eduardo Bolsonaro participou de reuniões onde o tarifaço foi discutido, evidenciando seu alinhamento com a medida.

Contexto

  • A tarifa de 50% imposta por Trump está prevista para entrar em vigor em 1º de agosto.

  • O governo brasileiro e o setor produtivo tentam evitar a medida, que afeta exportações de aeronaves, aço, carne e produtos agrícolas.

  • A postura de Eduardo gerou reações entre senadores, que classificaram as declarações como sabotagem institucional.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: