Campo Grande (MS), Domingo, 20 de Julho de 2025

Política / Câmara Federal

Licença de Eduardo Bolsonaro termina neste domingo e deputado pode perder mandato se não justificar faltas

Investigado por obstrução de Justiça, parlamentar está nos EUA desde fevereiro e tenta manobras para manter cadeira na Câmara

20/07/2025

08:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A licença de 120 dias do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) termina neste domingo (20). A partir desta data, faltas em sessões ordinárias da Câmara dos Deputados começam a ser contabilizadas, e, se não forem justificadas, o parlamentar poderá perder o mandato por ausência injustificada, conforme prevê a Constituição Federal.

Eduardo está nos Estados Unidos desde o final de fevereiro. Em março, anunciou a licença do mandato, uma semana antes de o Supremo Tribunal Federal (STF) tornar seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, réu por tentativa de golpe de Estado.

A licença foi apresentada como "temporária", com o parlamentar abrindo mão do salário de R$ 46.366,19. Eduardo foi o terceiro deputado federal mais votado em São Paulo em 2022, com 741.701 votos.

Risco de perda do mandato

Segundo o artigo 55 da Constituição, o acúmulo de faltas não justificadas a um terço das sessões ordinárias pode resultar na cassação do mandato por quebra de decoro parlamentar. Diante desse cenário, aliados do deputado discutem mudanças regimentais que possibilitem:

  • Renovação da licença por mais 120 dias

  • Regra específica que permita ausência prolongada no exterior

Nenhuma dessas propostas, porém, tem apoio consolidado na Mesa Diretora da Câmara.

Investigação no STF

Eduardo Bolsonaro é alvo de um inquérito da Procuradoria-Geral da República (PGR) que apura três crimes graves:

  • Coação no curso do processo

  • Obstrução de investigação de infração penal que envolva organização criminosa

  • Abolição violenta do Estado Democrático de Direito

Segundo a PGR, o deputado estaria atuando nos EUA contra autoridades brasileiras, em especial contra o ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal que tornou Jair Bolsonaro réu. A investigação também analisa se Eduardo teria buscado interferir em processos judiciais envolvendo seu pai.

Relação com tarifa de Trump

A permanência do deputado nos EUA ganhou novos contornos após o anúncio, por parte do presidente americano Donald Trump, de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. O governo Lula e ministros do STF viram na atuação de Eduardo, junto com Jair Bolsonaro, uma tentativa de pressionar o Judiciário brasileiro por meio de retaliações econômicas internacionais.

Em despacho recente, Alexandre de Moraes mencionou “tentativa de extorsão contra a Justiça brasileira” e citou a atuação de Eduardo como parte da estratégia de sabotar a soberania nacional.

A retórica de “caça às bruxas”, adotada por aliados de Bolsonaro e replicada por Trump, passou a ser usada como argumento para justificar as sanções e as críticas ao STF.

Próximos passos

Sem previsão de retorno ao Brasil, Eduardo Bolsonaro ainda não comunicou oficialmente à Câmara se solicitará nova licença ou apresentará justificativas formais. Caso não o faça, a Casa poderá abrir processo para avaliar a situação do parlamentar.

Nos bastidores, cresce a tensão entre a base bolsonarista e parlamentares do centrão que veem na permanência de Eduardo no exterior um desgaste político e institucional para o partido e para o Congresso.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: