Campo Grande (MS), Quinta-feira, 10 de Julho de 2025

Política / Relações Internacionais

Lula reforça defesa da soberania nacional com novo slogan: "Brasil Soberano"

Presidente responde a tarifaço de Trump e afirma que o país “não aceitará ser tutelado por ninguém”

10/07/2025

14:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) utilizou nesta quinta-feira (10) suas redes sociais para reforçar a resposta ao aumento tarifário imposto pelos Estados Unidos. Em publicação com o novo slogan “Brasil Soberano”, o chefe do Executivo brasileiro reiterou que o país tem instituições independentes e que não aceitará pressões externas sobre sua soberania.

“O Brasil é um país soberano com instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém”, diz a imagem compartilhada por Lula.

A frase remete ao comunicado oficial emitido na quarta-feira (9), após o presidente norte-americano Donald Trump anunciar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos EUA. A medida entra em vigor no dia 1º de agosto e causou ampla repercussão entre autoridades, especialistas e setores da economia.

Tarifa de Trump e tensão diplomática

O tarifaço anunciado por Trump veio acompanhado de uma carta enviada diretamente a Lula, em que o líder norte-americano acusou o Brasil de perseguir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados, usando os termos “caça às bruxas” e criticando o Supremo Tribunal Federal (STF).

Trump também alegou que a relação comercial entre Brasil e EUA seria “injusta” devido a barreiras tarifárias e não tarifárias impostas pelo Brasil. No entanto, Lula rebateu as acusações e apresentou dados oficiais para desmentir a alegação.

“É falsa a informação, no caso da relação comercial entre Brasil e Estados Unidos, sobre o alegado déficit norte-americano. As estatísticas do próprio governo dos Estados Unidos comprovam um superávit desse país no comércio de bens e serviços com o Brasil da ordem de US$ 410 bilhões ao longo dos últimos 15 anos”, afirmou o presidente.

Resposta baseada na reciprocidade

Lula também anunciou que o governo brasileiro adotará medidas com base na Lei de Reciprocidade Econômica, caso a elevação das tarifas seja mantida de forma unilateral.

“Qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica”, declarou o presidente em nota.

Impacto comercial e geopolítico

A medida de Trump foi classificada por especialistas como politicamente motivada. Segundo o economista e ex-presidente do Banco Central Alexandre Schwartsman, a decisão norte-americana tem relação direta com o julgamento de Bolsonaro no Brasil. O prêmio Nobel de Economia, Paul Krugman, também comentou que “não seria a primeira vez que os Estados Unidos usam a política tarifária para fins políticos”.

O governo brasileiro considera que a tarifação é uma tentativa de ingerência externa em decisões soberanas da Justiça brasileira, especialmente no caso da tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023.

Produtos afetados e impacto na economia

Com a nova alíquota, produtos como aço e alumínio, que já estavam sob alta tributação, passam a enfrentar ainda mais dificuldades para acessar o mercado norte-americano. Isso pode afetar diretamente a siderurgia e outras cadeias produtivas brasileiras.

Reações e articulações

A equipe do Itamaraty e o Ministério da Fazenda acompanham os desdobramentos da crise. O governo brasileiro busca apoio internacional para responder de forma proporcional e legal à medida adotada por Trump, mantendo a firmeza diplomática e o diálogo com aliados estratégicos.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: