Campo Grande (MS), Quarta-feira, 02 de Julho de 2025

Política / Justiça

Polícia Federal prende 63 CACs por crimes graves e assume oficialmente a fiscalização de armas no Brasil

Após migração de dados do Exército, PF amplia controle e promete rigor no combate a desvios e tráfico de armamento legal

02/07/2025

09:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A Polícia Federal (PF) prendeu, entre janeiro e julho deste ano, 63 CACs (colecionadores, atiradores e caçadores) que eram procurados por crimes graves, como homicídio, estupro de vulnerável, estelionato, organização criminosa e furto. As prisões ocorreram no contexto da migração de dados e competências do Exército para a PF, consolidada oficialmente nesta terça-feira (2) com a assinatura de um termo aditivo entre os ministérios da Justiça e da Defesa.

Nova era na fiscalização de armas no país

Com a entrada em vigor do Decreto nº 11.615/2023, a PF passa a ser responsável pela autorização, controle e fiscalização de armas, munições e acessórios usados para tiro esportivo, caça excepcional e colecionamento — atividades antes sob responsabilidade do Exército.

Segundo o delegado Fabricio Kerber, diretor de Polícia Administrativa da PF, apenas entre segunda e terça-feira desta semana, 9 CACs foram presos após o acesso aos dados da base militar.

“Nossa ideia é que essa ação seja permanente a partir de agora. Com os dados sob gestão da PF, poderemos agir com mais rapidez e rigor”, declarou o delegado.

Sistema unificado e mais controle

A PF agora gerencia os registros no Sinarm (Sistema Nacional de Armas) e deve revisar:

  • 978 mil certificados de CACs

  • 1,5 milhão de armas registradas em nome desses grupos

A expectativa é que a integração e o cruzamento de dados permitam abrir inquéritos sobre o desvio e tráfico de armamento legal. A PF terá prerrogativa para vistoriar arsenais registrados, e, em caso de obstrução, o certificado poderá ser cancelado.

Estrutura reforçada para controle nacional

O governo federal destinou R$ 20 milhões para fortalecer a nova estrutura de fiscalização, que contará com:

  • Delegacias de Controle de Armas nas 27 capitais

  • 96 Núcleos de Controle em delegacias federais no interior

  • 123 unidades de fiscalização armamentista em todo o país

Até o momento, 600 servidores da PF já foram capacitados com apoio técnico e transferência de dados e sistemas do Exército.

Desarmamento é prioridade no governo Lula

A transferência das atribuições para a PF faz parte da política de desarmamento civil defendida pelo governo Lula (PT). Durante a campanha de 2022, o presidente criticou abertamente o armamento da população promovido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e, em 2023, assinou decretos que restringem calibres, limites de compra de munições e regras para clubes de tiro.

“Quem tem que estar bem armado é a polícia brasileira. Não sabemos se essas armas estão indo para cidadãos honestos ou para o crime organizado”, afirmou Lula em julho de 2023.

TCU já havia apontado falhas no controle militar

Em 2023, o Tribunal de Contas da União (TCU) revelou, por meio de auditoria, graves fragilidades no controle exercido pelo Exército, tanto na autorização quanto na fiscalização e regulação do acesso a armamentos. A migração para a PF foi, portanto, uma medida recomendada para reforçar a capacidade institucional de supervisão.

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: