Campo Grande (MS), Terça-feira, 08 de Julho de 2025

Política / Justiça

STF inicia audiências da trama golpista com depoimento do ex-comandante do Exército

General Freire Gomes reafirma pressão de Bolsonaro por ruptura institucional após as eleições de 2022

18/05/2025

12:00

NAOM

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Nesta segunda-feira (19), o Supremo Tribunal Federal (STF) dá início à fase de audiências de testemunhas no processo que investiga a tentativa de golpe de Estado em 2022, que tem como réu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O general Marco Antônio Freire Gomes, ex-comandante do Exército, é o principal destaque entre os convocados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) para esta primeira etapa.

Freire Gomes confirmou à Polícia Federal que Bolsonaro, em dezembro de 2022, apresentou aos comandantes das Forças Armadas a chamada “minuta golpista”, um documento que propunha a intervenção no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em reação à derrota nas eleições.

“Ficou evidenciado que o Exército não aceitaria qualquer ato de ruptura institucional”, declarou o general em depoimento anterior.

O conteúdo do documento, segundo o ex-comandante, era idêntico ao encontrado pela PF na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, também réu no processo. Gomes relatou ainda que o então comandante da Marinha, almirante Almir Garnier Santos, teria demonstrado apoio à proposta de Bolsonaro.

Início das audiências

As audiências começaram às 15h, com acesso permitido à imprensa, mas com proibição de gravação de áudio e vídeo. Além de Freire Gomes, estão previstos para hoje os depoimentos de:

  • Clebson Ferreira de Paula Vieira, ex-integrante do Ministério da Justiça;

  • Adiel Pereira Alcântara, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal;

  • Éder Lindsay Magalhães Balbino, empresário contratado pelo PL para fiscalização das eleições.

O depoimento do ex-comandante da Aeronáutica, brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior, foi adiado para quarta-feira (21), já que ele se encontra fora do país.

Desistência e movimentações

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, havia incluído o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), entre as testemunhas, mas desistiu do depoimento na última sexta-feira (16).

O STF dedicará duas semanas para ouvir as testemunhas arroladas, começando com as da acusação. A partir da semana que vem, devem ser ouvidas as pessoas indicadas pelas defesas, embora com dificuldades logísticas, já que o ministro Alexandre de Moraes decidiu não intimar obrigatoriamente esses depoentes.

Repercussão e expectativa

O depoimento de Freire Gomes é considerado crucial para reforçar a tese da acusação sobre os esforços de Bolsonaro para promover uma ruptura democrática. Por outro lado, a defesa do ex-presidente e dos demais réus espera explorar possíveis contradições no depoimento para minar a credibilidade do general.

Apesar de sua importância no processo, o general se afastou da vida pública após o fim do governo Bolsonaro e evita aparições públicas desde que seu nome veio à tona nas investigações da PF. Seu isolamento, segundo colegas do Exército, é motivo de preocupação nos círculos militares.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: