Campo Grande (MS), Segunda-feira, 07 de Abril de 2025

Economia e Geopolítica

Richard Wolff alerta: “O império americano está em declínio” e tarifas de Trump podem acelerar recessão

Economista norte-americano diz que os EUA vivem em negação sobre sua perda de hegemonia e que os BRICS já superam G7 em poder econômico global

06/04/2025

07:15

ZAP

DA REDAÇÃO

O economista norte-americano Richard Wolff.

O economista Richard Wolff, professor renomado e crítico do capitalismo contemporâneo, fez duras críticas à política tarifária adotada por Donald Trump e alertou que os Estados Unidos estão em processo acelerado de declínio como potência dominante no cenário global.

Em entrevista ao programa independente “Democracy Now!”, Wolff afirmou que a imposição de tarifas a dezenas de países pode agravar a crise econômica interna dos EUA, elevar preços ao consumidor, provocar retaliações internacionais e empurrar o país para uma recessão.

“A economia americana está em sarilhos, e o império americano está em declínio. Os outros países não vão apenas assistir — os EUA já não têm o poder que tinham no século XX”, disse.

"O fim do império americano"

Para Wolff, os Estados Unidos ainda não admitem sua perda de hegemonia global. Ele afirma que o país foi beneficiário direto do comércio global nas últimas décadas, especialmente as elites, como o próprio Donald Trump, e que agora reage como “vítima” diante das transformações do sistema internacional.

“Vivemos numa nação que ainda não quer enfrentar onde é que tudo isto leva”, declarou o economista.

Segundo ele, a estratégia tarifária fortalece o bloco dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que se consolida como uma alternativa ao modelo econômico liderado por Washington e Bruxelas.

BRICS superam G7 em influência econômica

Wolff destacou que o PIB combinado dos BRICS já representa cerca de 35% do input econômico global, superando o G7 (28%). Além disso, o bloco abriga metade da população mundial e é responsável por uma parcela crescente do crescimento global.

“Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul já são um bloco maior de poder econômico do que nós somos”, alertou.

O economista também chamou atenção para o avanço dos BRICS no desenvolvimento de sistemas financeiros alternativos, inclusive com planos para uma moeda internacional própria, como forma de reduzir a dependência do dólar e evitar sanções unilaterais impostas pelos EUA.

"O mundo não gira mais em torno de Washington"

Segundo Wolff, o poder de influência norte-americano está se fragmentando. Cada vez mais, países em desenvolvimento buscam parcerias alternativas fora dos centros tradicionais, como EUA e Europa.

“Os países ainda procuram ajuda em Washington e Londres. Mas depois, mandam as mesmas equipes a Pequim, Nova Deli ou São Paulo — e muitas vezes conseguem um acordo melhor”, disse.

Para o professor, reconhecer a realidade da nova ordem mundial é o primeiro passo para que os EUA possam se reposicionar estrategicamente. Caso contrário, diz, as tarifas e o isolacionismo só acelerarão sua decadência no cenário global.


Quem é Richard Wolff?

  • Economista e professor, especializado em economia política e análise de classe

  • Formado por Harvard, Stanford e Yale

  • Fundador da organização Democracy at Work

  • Apresentador do programa Economic Update, transmitido em mais de 120 rádios nos EUA

  • Autor de livros sobre alternativas ao capitalismo e desigualdade econômica


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: