Campo Grande (MS), Sexta-feira, 04 de Abril de 2025

Política / Justiça

Senado aprova uso de tornozeleira eletrônica para agressor em caso de violência contra a mulher

Projeto amplia proteção às vítimas ao permitir monitoramento eletrônico e alerta de aproximação indevida

27/03/2025

07:00

DA REDAÇÃO

Servidor colocando tornozeleira eletrônica em homem ©DIVULGAÇÃO/AGEPEN

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (26) o Projeto de Lei 5.427/2023, que autoriza o uso de tornozeleiras eletrônicas para monitorar agressores em casos de violência doméstica e familiar contra a mulher. A proposta visa garantir o cumprimento de medidas protetivas de urgência, além de oferecer mecanismos de segurança que alertem a vítima e a polícia em caso de violação da distância mínima imposta pela Justiça.

📢 “Temos que buscar todo tipo de mecanismo para ajudar essas mulheres que se sentem ameaçadas. Vamos à luta”, afirmou a senadora Leila Barros (PDT-DF), relatora do projeto, que agora segue para sanção presidencial.

O que prevê o projeto aprovado:

  • Monitoramento eletrônico de agressores por meio de tornozeleiras, pulseiras, chaveiros ou celulares

  • Alerta à vítima e à polícia em caso de aproximação indevida do agressor

  • Possibilidade de uso de aplicativos e botão do pânico como dispositivos de proteção

  • Inclusão do monitoramento eletrônico entre as medidas protetivas previstas pela Lei Maria da Penha

Segundo a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), somente em Mato Grosso do Sul, mais de 10 mil agressores foram monitorados nos últimos sete anos, e 1.300 vítimas receberam o botão do pânico para proteção pessoal.

Contexto e apoio político

A proposta foi apresentada pelo deputado federal Gutemberg Reis (MDB-RJ) e relatada no Senado por Leila Barros, com apoio de Margareth Buzetti (PSD-MT), que sugeriu a inclusão do projeto na pauta do Plenário. O senador Paulo Paim (PT-RS), relator do texto na Comissão de Direitos Humanos, também declarou que atuará para que o projeto seja sancionado.

🗣 “É muito difícil coibir o agressor quando ele quer matar uma mulher. Ela tem que se esconder, senão ele a mata”, alertou Margareth Buzetti ao defender a medida como essencial diante do aumento dos casos de feminicídio no Brasil.

O projeto visa fortalecer a aplicação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), que já prevê afastamento do lar, proibição de contato e comparecimento a programas de reeducação como medidas protetivas. Agora, com o novo texto, o monitoramento eletrônico passa a integrar esse conjunto legal de proteção às mulheres.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: