Campo Grande (MS), Quinta-feira, 03 de Abril de 2025

Atos de 8 de Janeiro

PF prende condenado por furtar réplica da Constituição durante ataques de 8 de janeiro

Marcelo Fernandes Lima foi capturado em Minas Gerais após condenação a 17 anos por participação em atos golpistas; ele também deverá pagar indenização de R$ 30 milhões

21/03/2025

13:00

DA REDAÇÃO

©REPRODUÇÃO

A Polícia Federal prendeu na tarde de quinta-feira (20), em São Lourenço (MG), o designer e empresário Marcelo Fernandes Lima, de 52 anos, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 17 anos de prisão por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Entre os crimes cometidos, está o furto de uma réplica da Constituição Federal de 1988 no interior do Palácio do Planalto.

A prisão foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, em 11 de fevereiro, e contou com apoio da Polícia Militar de Minas Gerais.

📍 Prisão e contradições sobre foragido

De acordo com a Polícia Federal, Marcelo era considerado foragido desde a sentença condenatória, mas a defesa nega a condição de foragido, alegando que ele cumpria liberdade provisória com uso de tornozeleira eletrônica há 1 ano e 3 meses. A informação foi confirmada pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG), que registrou a monitoração eletrônica entre 20 de dezembro de 2022 e 20 de março de 2024.

A prisão ocorreu na casa do condenado, que passou por atendimento médico padrão e foi encaminhado à delegacia da Polícia Civil. Ele foi posteriormente transferido para o Presídio de São Lourenço, onde permanece à disposição da Justiça.

⚖️ Crimes e condenação exemplar

Marcelo Fernandes Lima foi condenado por cinco crimes previstos no Código Penal e legislação especial:

  • Abolição violenta do Estado Democrático de Direito
  • Tentativa de golpe de Estado
  • Dano qualificado
  • Deterioração do patrimônio tombado
  • Associação criminosa armada

Além da pena de prisão, ele também foi condenado, de forma solidária com outros envolvidos, ao pagamento de uma indenização de R$ 30 milhões por danos morais coletivos.

📚 Furto simbólico: réplica da Constituição

O episódio mais simbólico da participação de Marcelo nos ataques foi o furto de uma réplica da Constituição Federal de 1988, símbolo máximo da democracia brasileira, exibido como "troféu" nas redes sociais durante a invasão dos Três Poderes.

A imagem viralizou e se tornou um dos símbolos da tentativa de ruptura institucional que marcou os eventos do dia 8 de janeiro de 2023.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: