Campo Grande (MS), Quinta-feira, 03 de Abril de 2025

POLÍTICA

Fugitivas do 8/1 são presas ao tentar entrar nos EUA e aguardam deportação

Três foram detidas um dia após posse de Trump; governo norte-americano prepara expulsão

17/03/2025

18:00

DA REDAÇÃO

©ILUSTRAÇÃO

Quatro foragidas dos ataques de 8 de janeiro de 2023 foram presas ao tentar entrar ilegalmente nos Estados Unidos, sendo três delas no dia seguinte à posse de Donald Trump. As detenções foram confirmadas pela Polícia de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE), que informou que as mulheres aguardam expulsão para o Brasil.

🚨 Quem são as presas?

🔹 Raquel Souza Lopes (Joinville/SC) – Condenada a 17 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado, associação criminosa e dano ao patrimônio público.
🔹 Rosana Maciel Gomes (Goiânia/GO) – Condenada a 14 anos de prisão pelos mesmos crimes.
🔹 Michely Paiva Alves (Limeira/SP) – Ré no STF, acusada de organizar transporte para Brasília no 8/1 e financiar atos golpistas.
🔹 Cristiane da Silva (Balneário Camboriú/SC) – Condenada a um ano de prisão por associação criminosa e incitação ao crime.

🚧 Como foi a tentativa de entrada nos EUA?

📌 Raquel tentou cruzar a fronteira em La Grulla, Texas, em 12 de janeiro. Foi capturada e transferida para a Unidade de Detenção da ICE El Valle, em Raymondville.
📌 Rosana, Michely e Cristiane foram presas em 21 de janeiro, ao tentarem entrar por El Paso, Texas, onde permanecem detidas.

Fuga e perseguição internacional

As quatro fugitivas faziam parte do grupo de militantes que deixou o Brasil em 2024, inicialmente se refugiando na Argentina. Com pedidos de extradição emitidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), fugiram para os EUA via Peru, Colômbia e México.

🔹 A expectativa do grupo era conseguir asilo político sob a administração de Donald Trump, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro.
🔹 O ex-presidente norte-americano anunciou deportações em massa como parte de sua nova política de imigração.

🔎 Governo dos EUA se prepara para deportação

📢 Segundo a ICE, as quatro foram presas por entrada ilegal nos EUA e processadas em "expulsão acelerada", método que agiliza deportações sem necessidade de audiência judicial.

📌 O Itamaraty confirmou que acompanha o caso, mas não divulga detalhes sobre assistência a cidadãos brasileiros.

Com a rejeição ao pedido de asilo e a política migratória mais rígida dos EUA, as quatro presas devem ser deportadas para o Brasil nas próximas semanas.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: