POLÍTICA
STF forma maioria para manter suspensão da Rumble determinada por Moraes
Decisão já tem três votos a favor; julgamento ocorre no plenário virtual até dia 14
07/03/2025
20:00
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta sexta-feira (7) para manter a decisão do ministro Alexandre de Moraes que determinou a suspensão da plataforma de vídeos Rumble em todo o Brasil.
O colegiado, composto por cinco ministros, já registrou os votos favoráveis de Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin, restando ainda os votos de Cármen Lúcia e Luiz Fux. O julgamento acontece no plenário virtual, onde os ministros depositam seus votos remotamente até a próxima sexta-feira (14).
📌 A plataforma Rumble foi suspensa em 21 de fevereiro por determinação de Moraes, sob a alegação de que a empresa descumpriu ordens judiciais de remoção de conteúdo. Essas determinações eram sigilosas, mas o processo foi posteriormente tornado público.
📌 O magistrado destacou que a falta de controle jurisdicional sobre conteúdos compartilhados na plataforma representaria "gravíssimos" riscos no combate à desinformação e no uso da inteligência artificial por extremistas digitais.
📌 Situação semelhante já ocorreu com o X (antigo Twitter), que no ano passado foi suspenso por 38 dias após decisão do mesmo colegiado do STF.
A decisão de Moraes veio na mesma semana em que ele se tornou alvo de uma ação conjunta em um tribunal federal americano, movida pela própria Rumble e por uma empresa de mídia do ex-presidente dos EUA, Donald Trump.
Além da suspensão da plataforma, Moraes determinou que a Rumble nomeie um representante legal no Brasil, repetindo exigência já feita anteriormente ao X (ex-Twitter).
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 45 milhões no próximo sorteio
Leia Mais
Moraes solicita sessão virtual no STF para avaliar suspensão de processo contra Ramagem
Leia Mais
Governo define cronograma de devolução dos valores descontados indevidamente de aposentados do INSS
Leia Mais
Caixa Econômica abre seleção para estagiários de nível médio, técnico e superior em todo o Brasil
Municípios