Campo Grande (MS), Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2025

POLÍCIA

Bolsonarista Jorge Guaranho é condenado a 20 anos de prisão por assassinato de petista

Crime ocorrido em 2022 reacendeu debate sobre violência política no Brasil

13/02/2025

15:13

DA REDAÇÃO

© Reprodução

O ex-policial penal Jorge Guaranho, de 40 anos, foi condenado nesta quinta-feira (13) a 20 anos de prisão em regime fechado pelo assassinato do guarda municipal e militante petista Marcelo Arruda, de 50 anos. O crime ocorreu em 9 de julho de 2022, em Foz do Iguaçu (PR), durante a campanha presidencial, e se tornou um dos episódios mais emblemáticos da violência política no país.

A sentença foi proferida pela juíza Michelle Pacheco Cintra Stadler, da 1ª Vara Privativa do Tribunal do Júri de Curitiba, após decisão dos sete jurados, quatro mulheres e três homens.

Motivação política e dinâmica do crime

O Ministério Público do Paraná acusou Guaranho de homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil (divergência política) e perigo comum (disparo de tiros em ambiente com outras pessoas).

  • Marcelo Arruda celebrava seu aniversário de 50 anos em um clube de Foz do Iguaçu, com decoração temática do PT e uma camiseta com a imagem de Lula.
  • Ao saber da festa, Guaranho foi até o local gritando "Bolsonaro" e tocando músicas da campanha do então presidente no carro.
  • Após uma breve discussão, Marcelo jogou terra no carro de Guaranho, que foi embora, mas voltou armado minutos depois.
  • Ao retornar, Guaranho sacou a arma e disparou três vezes contra Marcelo, que, mesmo ferido, reagiu e atirou contra o agressor.

Julgamento e tese da defesa rejeitada pelo júri

Durante o julgamento, a defesa de Guaranho tentou sustentar que Marcelo teria atirado primeiro, justificando uma possível legítima defesa. No entanto, o Ministério Público reforçou que Guaranho foi o primeiro a disparar.

Além disso, uma perícia criminal concluiu que os dois apontaram as armas ao mesmo tempo ("visadas simultâneas"), mas Guaranho iniciou os disparos antes.

A defesa também destacou as lesões graves que Guaranho sofreu após o crime, já que foi baleado por Marcelo e agredido por pessoas no local. Hoje, ele tem dificuldades para andar e utiliza muletas.

Repercussão e críticas a decisões anteriores

A condenação encerra um processo marcado por polêmicas, incluindo declarações do desembargador Benjamim Acácio de Moura e Costa, do Tribunal de Justiça do Paraná. Em 2024, ao conceder prisão domiciliar a Guaranho, o magistrado afirmou que não descartava a legítima defesa e chegou a dizer que a vítima também era violenta.

A declaração gerou forte repercussão e foi alvo de representação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Próximos passos

Guaranho foi condenado a 20 anos de prisão em regime fechado e a defesa ainda pode recorrer da decisão. Enquanto isso, o caso segue como um dos mais marcantes episódios de violência política no Brasil nos últimos anos.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: