Campo Grande (MS), Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2025

ATENÇÃO!

Golpes contra MEI: saiba como se proteger

Novos microempreendedores individuais devem estar atentos a fraudes e conhecer os principais golpes

20/01/2025

09:45

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O início do ano é período propício para golpes direcionados a microempreendedores individuais (MEI), que podem ser os alvos preferidos de criminosos explorando a falta de familiaridade com obrigações financeiras. Com alta movimentação financeira e necessidade de regularização de pendências, os golpistas aproveitam para criar falsas cobranças que se confundem com despesas reais.

Segundo Lilian Callafange, analista de políticas públicas, “os golpistas sabem que os novos empresários ainda não estão totalmente familiarizados com suas obrigações e exploram isso com mensagens fraudulentas sobre registros ou pagamentos”. Os MEI são sistematicamente abordados por mensagens que oferecem descontos para pagamento de tributos via PIX, links falsos, cobranças indevidas, entre outras fraudes.

Orientações e cuidados

O Sebrae orienta que os donos de pequenos negócios fiquem atentos a mensagens recebidas por WhatsApp, e-mail, correspondência e SMS. Na dúvida, recomenda-se buscar informações nos canais oficiais do Sebrae e do governo federal. Para emitir a guia do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS-MEI) corretamente, o empreendedor deve acessar o portal do Sebrae, o Portal do Empreendedor, o aplicativo MEI da Receita Federal ou o app Meu Sebrae.

Quatro golpes comuns contra os MEI

  1. Sites falsos para abertura de MEI
    Os golpistas criam páginas falsas simulando os portais oficiais do governo e cobram pela formalização do MEI. No entanto, a formalização é sempre gratuita através do portal Gov.br. Empresas que cobram valores abusivos por assistência na abertura podem tornar o processo caro e inviável. “O Sebrae realiza esse serviço gratuitamente pelo 0800 e nos pontos de atendimento presenciais”, lembra Enio Pinto, gerente de Relacionamento.

  2. E-mails com solicitação de retificação
    Fraudadores enviam e-mails solicitando correções na Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN-SIMEI) ou informando pendências no Imposto de Renda, incluindo links e anexos maliciosos para infectar computadores e obter dados pessoais e bancários.

  3. Cobranças de filiação ou taxas associativas indevidas
    Por meio de e-mail, telefone, SMS ou WhatsApp, golpistas afirmam que o MEI deve um saldo de taxa anual associativa e enviam meios de pagamento como código PIX ou código de barras. Enio Pinto esclarece que a condição de MEI não obriga contribuições a associações, a menos que o próprio profissional decida se associar.

  4. Propostas de empréstimos
    Para quem precisa de crédito, é importante procurar empresas consolidadas no mercado e verificar a autenticidade dos sites antes de solicitar qualquer empréstimo. Desconfie de ofertas enviadas por WhatsApp, SMS ou redes sociais, e prefira abordagens presenciais quando possível. Instituições financeiras e o próprio governo podem oferecer melhores condições de crédito.

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: