Campo Grande (MS), Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025

MUNDO

Maduro antecipa o Natal para 1º de outubro na Venezuela

Anúncio faz parte de uma estratégia recorrente do governo para desviar o foco da crise política

03/09/2024

22:55

NAOM

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou na segunda-feira (2), em seu programa de televisão Con Maduro+, que o Natal será celebrado a partir de 1º de outubro este ano. A medida, segundo Maduro, é uma forma de "agradecimento" ao povo venezuelano, trazendo "paz, felicidade e segurança" em meio a um cenário de dificuldades. O feriado religioso normalmente celebrado em 25 de dezembro será adiantado, em uma estratégia que o governo tem repetido nos últimos anos.

Essa não é a primeira vez que Maduro antecipa o Natal. Em 2020, as celebrações começaram em 15 de outubro, e, em 2021, foram iniciadas em 4 de outubro. Essa prática parece estar vinculada a uma tentativa de trazer um ar de otimismo em um contexto de crise política, econômica e social.

Contexto político e crise

O anúncio ocorre no mesmo dia em que o Ministério Público venezuelano ordenou a prisão do candidato da oposição, Edmundo González, acusado de supostos crimes relacionados ao terrorismo. A Venezuela atravessa uma crise política profunda, agravada por tensões entre o governo e a oposição, que reivindica uma vitória eleitoral nas eleições de 28 de julho. No entanto, o Tribunal Superior de Justiça (TSJ) e o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que apoiam Maduro, não publicaram a contagem completa dos votos, alegando um ataque cibernético.

A oposição, por sua vez, divulgou que 80% das contagens mostram uma vitória significativa de González, e alguns observadores internacionais alegam que as condições eleitorais foram injustas, pedindo uma apuração completa.

Sabotagem e crise energética

Durante o mesmo pronunciamento, Maduro mencionou o recente apagão que afetou 80% do país, afirmando que o incidente foi resultado de sabotagem externa. Ele elogiou a resposta rápida do governo, atribuindo a recuperação do sistema elétrico à colaboração entre as forças cívico-militares e a polícia.

O cenário político e econômico da Venezuela segue desafiador, e medidas como a antecipação do Natal parecem ter a intenção de desviar a atenção das dificuldades internas, ao mesmo tempo em que buscam consolidar o apoio popular em um ambiente de crescente instabilidade.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: