MUNDO
Suspensão do X no Brasil: Moraes recebe apoio internacional enquanto Musk é criticado
Após o ministro do STF Alexandre de Moraes suspender a rede social X do bilionário Elon Musk, jornais internacionais repercutem a decisão
31/08/2024
23:00
MTP
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
Após a suspensão do X Brasil pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, na sexta-feira (30/8), devido ao não cumprimento de exigências legais por parte de Elon Musk, dono da plataforma, a decisão repercutiu em jornais internacionais, que criticaram Musk e elogiaram Moraes.
O The New York Times destacou: “Brasil bloqueia X após Musk ignorar ordens judiciais”, mencionando outros conflitos legais enfrentados pelo bilionário em diversos países, mas ressaltando a particularidade do caso brasileiro.
O The Washington Post também criticou Musk, afirmando: “Musk e Durov enfrentam a vingança dos reguladores”. O jornal enfatizou que Musk está arriscando um dos maiores mercados do X ao defender Jair Bolsonaro e seus apoiadores, que começaram a divulgar falsas narrativas de fraude eleitoral antes da candidatura do presidente de direita à reeleição em 2022.
Outros jornais internacionais também repercutiram a decisão:
Le Monde ainda destacou que a decisão de Moraes não foi surpresa, pois vinha sendo preparada há meses. O ministro, considerado inimigo da extrema direita, é responsável por investigações importantes contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados, muitas das quais envolvem a disseminação de informações falsas ou a existência de “milícias digitais” que utilizam várias plataformas de mídia social para espalhar suas mensagens no Brasil.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Municípios