Campo Grande (MS), Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025

MUNDO

Hezbollah intensifica ataques, Israel declara estado de emergência

O grupo xiita libanês Hezbollah anunciou que o seu ataque contra objetos militares israelitas, com 'drones' e foguetes, terminou por hoje e atingiu os seus objetivos. Entenda as últimas horas de guerra.

25/08/2024

07:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Os confrontos entre as forças armadas israelenses e o Hezbollah, que já duram meses, escalaram significativamente nas últimas horas, aumentando o temor de uma escalada generalizada no Oriente Médio, que poderia levar a um conflito total na região.

Israel declarou que lançou "ataques preventivos" contra alvos do Hezbollah no Líbano, após identificar que o grupo militante preparava o lançamento de mísseis e foguetes em direção ao território israelense.

Em resposta, o Hezbollah afirmou ter retaliado os ataques, mencionando o recente assassinato de um de seus comandantes militares de topo como motivo. O grupo, apoiado pelo Irã, anunciou que a "primeira fase" de sua retaliação havia sido concluída com "êxito total". Segundo as forças armadas israelenses, cerca de 200 foguetes foram lançados do Líbano em direção a Israel.

O Hezbollah destacou que essa fase se concentrou em atingir alvos militares israelenses estratégicos, para impedir a interceptação de uma segunda onda de ataques com drones, destinada a atingir um "alvo desejado em profundidade", sem especificar qual seria esse alvo.

Após anunciar que sua operação havia atingido os objetivos previstos para o dia, o grupo xiita libanês declarou encerrada a fase atual dos ataques com drones e foguetes contra alvos militares israelenses.

Israel declara estado de emergência militar

Em resposta à intensificação dos ataques, o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, declarou estado de emergência militar. O Ministério da Defesa informou que Gallant ativou uma "situação especial na frente interna", permitindo ao exército israelense emitir instruções diretas aos cidadãos, como limitar aglomerações e fechar determinados locais.

As autoridades israelenses impuseram restrições em todo o território ao norte de Tel Aviv, limitando reuniões a 30 pessoas ao ar livre e a 300 em ambientes fechados, além de proibir o acesso a praias próximas à fronteira.

Escritórios e instituições de ensino podem continuar funcionando desde que disponham de abrigos antibombas nas proximidades.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, prometeu "fazer tudo" para garantir a segurança e o retorno dos habitantes deslocados ao norte do país. "Estamos determinados a proteger nosso país, trazer os habitantes do norte de volta para suas casas com segurança e aplicar uma regra simples: quem nos fizer mal, será retaliado", afirmou Netanyahu em uma reunião do gabinete de segurança israelense.

Israel também entrou em contato com o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, confirmando que realizou "ataques de precisão" contra o Líbano. O Pentágono assegurou que os EUA estão "prontos para apoiar" a defesa de Israel, enquanto as forças israelenses continuam a bombardear o Líbano para conter "um ataque em grande escala" do Hezbollah.

As hostilidades tiveram início em 8 de outubro de 2023, um dia após o início da guerra na Faixa de Gaza entre as forças de Tel Aviv e o Hamas.

O Hezbollah faz parte do "Eixo da Resistência", uma coalizão liderada pelo Irã que inclui, entre outros, o grupo extremista palestino Hamas e os rebeldes huthis do Iêmen.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: