Campo Grande (MS), Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025

MUNDO

Tribunal Supremo da Venezuela declara Maduro vencedor e proíbe divulgação das Atas

22/08/2024

13:31

DA REDAÇÃO

Especialistas da Suprema Corte da Venezuela validando atas das eleições

O Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela (TSJ), a mais alta corte do país, declarou nesta quinta-feira (22) a vitória do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, nas eleições realizadas em 28 de julho. Além disso, a sentença proibiu a divulgação das atas eleitorais e acusou o candidato da oposição, Edmundo González, de desacato à Justiça, o que o sujeita a possíveis sanções.

A decisão da Corte, amplamente vista como aliada do chavismo, foi tomada 25 dias após o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) — controlado por um aliado de Maduro — anunciar a vitória do presidente. A oposição contestou a decisão e a legitimidade do tribunal, alegando manipulação do processo eleitoral.

Edmundo González, candidato oposicionista, manifestou-se nas redes sociais, publicando uma montagem com a palavra "nula" sobre a sentença do TSJ. Ele reafirmou que "a soberania reside intransferivelmente no povo".

Antes da sentença, o Conselho de Direitos Humanos da ONU expressou preocupações sobre a falta de independência e imparcialidade tanto do TSJ quanto do CNE. A sentença foi baseada em uma auditoria das atas eleitorais, solicitada por Maduro após a oposição e a comunidade internacional questionarem a transparência do processo.

O tribunal também determinou que todo o material eleitoral, incluindo as atas, ficará sob seu controle e que a decisão é irreversível, sem possibilidade de recurso. Aqueles que contestarem a sentença serão impedidos de concorrer nas próximas eleições.

Sanções a Edmundo González

O TSJ considerou que Edmundo González desacatou a Justiça ao não comparecer a audiências convocadas pelo tribunal, embora o candidato tenha alegado que não foi formalmente notificado e temia ser preso. A juíza Caryslia Rodríguez, que leu a sentença, não especificou quais sanções serão aplicadas a González.

O tribunal também afirmou que houve um ataque cibernético ao sistema de registro de votos, o que teria atrasado a divulgação das atas. No entanto, o Centro Carter, que observou as eleições, não encontrou indícios de tal ataque.

Reações Internacionais

A oposição venezuelana e diversos governos ao redor do mundo não reconheceram a decisão do TSJ e continuam pressionando pela divulgação das atas eleitorais. Em uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, 30 ex-chefes de Estado acusaram Maduro de usar seu controle sobre as autoridades venezuelanas para se manter no poder.

O documento, assinado por líderes como Álvaro Uribe, da Colômbia, Guillermo Lasso, do Equador, e Maurício Macri, da Argentina, elogiou a decisão de Biden de não reconhecer a vitória de Maduro e rejeitar a proposta de um novo pleito, ventilada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e apoiada por Gustavo Petro, da Colômbia.

A Organização dos Estados Americanos (OEA) também aprovou uma resolução exigindo a publicação das atas eleitorais e, juntamente com a União Europeia e 21 países, emitiu uma declaração conjunta pedindo transparência no processo eleitoral venezuelano.

 

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: