Campo Grande (MS), Segunda-feira, 29 de Abril de 2024

CIDADE RESILIENTE

Curitiba supera efeitos das chuvas com grandes obras e programas ambientais da Prefeitura

09/10/2023

17:54

SECOM

©DIVULGAÇÃO

O significativo investimento da Prefeitura de Curitiba em obras de macrodrenagem, programas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, como o 100 mil árvores e o Amigo dos Rios, e campanhas de sustentabilidade e conscientização, como a volta da Família Folhas, mostrou ser eficaz para a minimização dos alagamentos na cidade provocados pelas fortes chuvas dos últimos dias.

A cidade demonstrou ter um sistema eficiente de drenagem, registrando apenas situações pontuais de alagamentos mesmo diante de condições climáticas desafiadoras - em cinco dias, algumas regiões acumularam mais de 200 mm de chuva, mais que o esperado para todo o mês de outubro (144 mm) pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

São várias frentes de trabalho por toda a cidade, com grandes obras de combate às cheias e a realização de programas, como Curitiba Contra Cheias, Amigo dos Rios e 100 Mil Árvores, com o objetivo de minimizar os efeitos das chuvas fortes provocadas pelas mudanças climáticas", salienta o prefeito Rafael Greca.

De acordo com ele, a capital atua em várias frentes para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, que sofrem influência também do fenômeno La Niña, que resfria a água dos oceanos e altera o regime de chuvas, e dos desmatamentos das florestas, que causam importante desequilíbrio ecológico.

Sistema de drenagem

O trabalho desenvolvido pelo município nos últimos seis anos permitiu que a água escoasse rapidamente assim que a chuva cessou, demonstrando a eficiência do sistema de drenagem da cidade e ressaltando a importância dos investimentos em infraestrutura e sustentabilidade realizados pela administração municipal.

Desde 2017, 24 obras de drenagem foram realizadas, sendo que 17 delas foram iniciadas e concluídas em menos de um ano. Outras cinco obras com a mesma finalidade estão em andamento, totalizando um investimento de R$ 258.755.363,89. Além disso, mais de 11.600 ações foram empreendidas, incluindo a execução de 40.946 metros de galerias de águas pluviais e a limpeza de 363.455 metros de rios e córregos na cidade.

Limpeza dos rios

Uma das principais ações para reduzir os danos de tempestades é a limpeza constante dos rios e córregos da cidade.

O programa Curitiba Contra Cheias, executado pelo Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), realiza serviços de drenagem e limpeza para reduzir os efeitos das tempestades.

No âmbito do programa, intervenções são realizadas para remover objetos e sedimentos que poderiam obstruir os canais de escoamento, contribuindo para a redução da possibilidade de enchentes.

Somente nos primeiros nove meses deste ano, foram realizadas 112 intervenções, abrangendo 35 km de rios, córregos, valas de drenagem e canais, com uma média mensal de 4.212 metros de limpeza. Desde o início da gestão, em 2017, foram limpos impressionantes 382.155 metros de cursos d'água na cidade.

As ações de limpeza e desassoreamento ocorrem simultaneamente às obras de macrodrenagem realizadas nos bairros, aumentando a capacidade dos rios e córregos de resistirem a transbordamentos e grandes precipitações.

Exemplos dessas ações incluem trabalhos no Rio Belém, em diferentes trechos e momentos, onde resíduos e sedimentos acumulados no leito foram removidos com a ajuda de uma escavadeira hidráulica; no Ribeirão dos Padilhas, no bairro Alto Boqueirão, também desassoreado com a ajuda de equipamento mecânico; e no Rio Cascatinha, no bairro de mesmo nome, bem como no córrego Henry Ford, que corta os bairros Fanny, Lindoia e Parolin.

Campanha de conscientização

Além disso, a Prefeitura de Curitiba promove campanhas de conscientização para a população, enfatizando a importância de não jogar lixo nos rios. O descarte inadequado de materiais como terra, lixo e móveis contribui para o assoreamento dos rios, aumentando o risco de alagamentos.

A cidade oferece diferentes opções para o descarte correto de resíduos, incluindo a coleta de lixo comum, lixo reciclável, lixo tóxico e lixo eletrônico, bem como a disponibilidade de Ecopontos para o descarte de entulhos.

A Prefeitura pede à população que colabore com a manutenção da limpeza dos rios e margens e possibilita a denúncia de descarte irregular de lixo nestas áreas pelo telefone 156.

Os cidadãos também podem solicitar serviços de manutenção, limpeza e desobstrução de valas, galerias de águas pluviais e caixas de captação pela Central 156, contribuindo assim para a manutenção da rede de drenagem.

Amigo dos Rios e 100 mil Árvores 

Outras medidas do município se somam às ações da Secretaria Municipal de Obras Públicas. São programas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente que promovem melhorias ambientais com a participação da comunidade e consistem, basicamente, na limpeza dos corpos hídricos e na recomposição da vegetação nativa.

A equipe Amigo dos Rios está constantemente monitorando os rios e córregos da cidade, realizando limpezas para remover não apenas materiais vegetais, mas também itens descartados indevidamente pela população, como sofás, fogões e colchões.

Alinhada às diretrizes globais de gestão dos riscos causados pelas mudanças climáticas, a Prefeitura investe ainda em ações relacionadas ao combate às mudanças climáticas e à contenção das cheias. Com essas iniciativas, demonstra um compromisso contínuo com a preservação de seus recursos hídricos e a segurança de seus cidadãos diante das adversidades climáticas.

Já o Desafio 100 mil árvores, lançado em 2019, vem sendo renovado e resulta em 400 mil árvores plantadas até agora por toda a população e o poder público. Alguns rios que receberam limpeza recentemente.

Contra as mudanças climáticas

Como membro da rede C40, de cidades unidas na luta contra as mudanças climáticas, Curitiba elaborou o Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas (PlanClima), trabalho que envolveu a SMMA e o Ippuc em conjunto com outras 12 instituições.

O objetivo é tornar a cidade neutra em carbono, adaptada às mudanças climáticas e resiliente até 2050, alinhando-a às metas internacionais de enfrentamento do aquecimento global. A principal delas, do Acordo de Paris, é de conter o aumento da temperatura média global no limite dos 2°C, com esforços para que o aquecimento estabilize-se em torno de 1,5°C.

Curitiba Mais Energia

O programa municipal, coordenado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, visa popularizar o uso da energia limpa na cidade. Além da Pirâmide Solar de Curitiba - Parque Fotovoltaico da Caximba, inaugurada em março de 2023 e a primeira do gênero na América Latina em um aterro sanitário, o Curitiba Mais Energia já foi responsável pela implantação de painéis fotovoltáicos no Palácio 29 de Março, no Salão de Atos do Parque Barigui, na Fazenda Urbana de Curitiba e na Galeria das Quatro Estações do Jardim Botânico. Até o fim de 2024 esses painéis solares também chegarão a terminais de ônibus e à rodoferroviária.

O Curitiba Mais Energia conta também com 78 casas populares com painéis solares dentro do programa Cohab Solar e com a mini-usina hidrelétrica CGH Nicolau Kluppel, que gera energia na queda d’água do Parque Barigui.

Bairro Novo da Caximba

E os problemas causados pelas fortes chuvas dos últimos dias no bairro da Caximba estão com os dias contados. Com o financiamento de US$ 57 Milhões da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), a Prefeitura de Curitiba está construindo o Bairro Novo da Caximba, que será o primeiro bairro inteligente do Brasil e o maior projeto socioambiental da história recente de Curitiba. Com a obra, o município vai promover o reassentamento de 1.147 famílias que hoje vivem em situação de vulnerabilidade social e sanitária, em uma ocupação irregular na Área de Preservação Ambiental das bacias dos rios Barigui e Iguaçu.

Além das casas e da reurbanização, o Bairro Novo da Caximba ainda um parque linear, obras de infraestrutura de água e esgoto, além de iluminação pública e novos equipamentos de saúde, educação e assistência social. A criação do parque linear irá ajudar a diminuir a erosão, o assoreamento e as inundações. As obras das primeiras 752 casas do Novo Bairro da Caximba começaram em outubro de 2022. As entregas para a população das novas residências terão início em 2024.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: