Prefeitura disse que agentes encontraram irregularidades, como falta do uso de máscaras, entre a tarde de sexta-feira (12) e a madrugada de sábado (13). Denúncias podem ser feitas pelo 156.
 |
Fiscalização foi feita em bares e restaurantes de Curitiba ©RPC Curitiba |
Uma ação de fiscalização autuou 13 bares de Curitiba, na sexta-feira (13), segundo a prefeitura da cidade. A operação teve como objetivo conferir se os estabelecimentos estavam cumprindo com as medidas para evitar o contágio do novo coronavírus.
Curitiba tem 75 mortes causadas pela Covid-19, além de 1.579 casos confirmados da doença, conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). No Paraná, são 8,7 mil diagnósticos e 294 óbitos. A taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva do Sistema �?nico de Saúde (SUS) exclusivas para Covid-19 na capital é de 69%.
Segundo a Prefeitura de Curitiba, 15 estabelecimentos foram vistoriados na cidade. A ação começou no fim da tarde de sexta e terminou durante a madrugada deste sábado (14).
O secretário da Defesa Social, Guilherme Rangel, informou que entre as irregularidades encontradas pelos agentes estão a falta de distanciamento e disponibilização de álcool em gel, além de clientes que não estavam utilizando máscaras.
"Dependendo da gravidade da situação, o estabelecimento pode ser autuado, com uma multa, ou uma sanção mais grave, como a cassação do alvará e o fechamento imediato do bar ou restaurante", afirmou.
Segundo o secretário, apesar da prefeitura ter autuado 13 estabelecimentos, nenhum foi fechado.
Após a autuação, os estabelecimentos possuem um prazo para se adequar às medidas de prevenção, de acordo com a prefeitura.
Denúncias de irregularidades podem ser feitas pelo telefone 156, da prefeitura.
Alerta
Durante uma transmissão ao vivo em uma rede social, na sexta-feira, a secretaria municipal da Saúde, Márcia Huçulak, fez um apelo para que a população respeite as medidas adotadas para evitar o contágio do novo coronavírus.
'Qual é a parte que as pessoas não entenderam? Estamos no meio de uma pandemia, que está matando gente', diz secretária
A secretária disse que a situação está se agravando rapidamente na capital e que, em um dos casos confirmados, a prefeitura encontrou uma senhora que havia testado positivo em um mercado.
"Talvez as pessoas se cansaram de ficar em casa, foram relaxando o isolamento, estão banalizando, não estão acreditando. �? muito sério. A pandemia não passou em Curitiba, não tem um milagre que vá colocar o vírus para fora da cidade", afirmou.
Por RPC Curitiba
***