POLÍTICA
Encontro de Lula e Biden é marcado por reforço da democracia e combate às mudanças climáticas
Encontro entre Lula e Biden ocorreu nesta sexta-feira, 10
10/02/2023
18:50
GABRIEL NERIS
©DIVULGAÇÃO
O encontro entre o presidente Lula (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi marcado por falas em defesa da democracia e também o combate às mudanças climáticas. O encontro ocorreu nesta sexta-feira (10), nos Estados Unidos.
"Nós agora temos alguns problemas para trabalharmos juntos", afirmou Lula.
Vale lembrar que Brasil e Estados Unidos se tornaram destaque mundial por conta de atos antidemocráticos realizados após a troca de presidentes. No Brasil no dia 8 de janeiro e nos EUA em janeiro de 2021.
"Primeiro, nunca mais permitir que haja um novo capítulo do Capitólio. E que nunca mais haja o que aconteceu no Brasil, com a invasão do Congresso Nacional, do palácio do Presidente e da Suprema Corte”, disse o presidente brasileiro.
Preocupações com as mudanças climáticas
Após abrir seu discurso, Lula comentou sobre a necessidade de preservação da Amazônia.
"Cuidar da Amazônia hoje é cuidar do planeta Terra. E cuidar do planeta Terra é cuidar da nossa sobrevivência", disse Lula.
O presidente brasileiro ainda propôs a construção de uma aliança contra o aquecimento global.
"É preciso que a gente estabeleça uma nova conversa para construir uma governança mundial mais forte, porque a questão climática, se não tiver uma governança global forte, que tome decisões que todos os países sejam obrigados a cumprir, não vai dar certo", completou.
Biden reforçou o combate as mudanças climáticas e falou sobre democracia
Assim como Lula, o presidente dos Estados Unidos falou em defesa da democracia e apoiou a fala do presidente Lula em relação ao combate às mudanças climáticas.
"Nós somos as duas maiores democracias do hemisfério. Brasil e Estados Unidos estão juntos rejeitando a violência política e defendendo os valores das nossas instituições democráticas", disse Biden.
"Acredito que nós devemos continuar a defender juntos os valores democráticos que constituem o núcleo da nossa força. Não só no nosso hemisfério, mas no mundo. Valores como direitos humanos e Estado de Direito. São valores que nos prezamos", completou.
"Nossos valores compartilhados e os fortes laços entre os nossos povos tornam o Brasil e os EUA parceiros naturais para enfrentarem os grandes desafios atuais, globais, mas especialmente a mudança climática", disse.
Por fim, Biden agradeceu Lula pela parceria.
*Com informações do G1.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
STF mantém restrições e Bolsonaro vê viagem aos EUA negada novamente
Leia Mais
Haddad reitera que não será candidato nas eleições de 2026
Leia Mais
Após governador de SC dizer que Bolsonaro e Valdemar conversam com frequência, Moraes ordena depoimento
Leia Mais
Pagamento que não for retirado em até 60 dias pode ser suspenso, alerta INSS
Municípios