POLÍTICA
Presidente em exercício, Geraldo Alckmin recebe alto executivo da União Europeia
Frans Timmermans, vice-presidente Executivo da Comissão Europeia, está no Brasil para tratar sobre o adensamento das relações bilaterais entre o Brasil e a UE
23/01/2023
16:25
SECOM
Alckmin sublinhou a relevância da candidatura de Belém (PA) para sediar a COP 30, em 2025 - Foto: Cadu Gomes
O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, se encontrou nesta segunda-feira (23/01) com o vice-presidente Executivo da Comissão Europeia, Frans Timmermans, para tratar sobre o adensamento das relações bilaterais no âmbito da parceria estratégica entre Brasil e União Europeia (UE), existente desde 2007.
A UE é o segundo maior parceiro comercial do Brasil -- o bloco é o maior importador agrícola mundial e o Brasil é, atualmente, o 12º parceiro comercial da UE e o 2º maior fornecedor de produtos agrícolas para o bloco. O contexto da visita de Timmermans envolve o reposicionamento brasileiro na pauta ambiental e nos compromissos com o desmatamento.
Alckmin e Timmermans discutiram também sobre temas associados ao comércio, à sustentabilidade e ao meio ambiente. O presidente em exercício reiterou que a agenda de sustentabilidade e a economia verde serão as bases para a reindustrialização do Brasil. Alckmin ainda sublinhou a importância da candidatura de Belém (PA) para sediar a COP 30, em 2025.
Os dois lados reforçaram a relevância do acordo de livre comércio entre o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a UE. O comprometimento de ambos com a sua entrada em vigor foi reiterado.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Motta desagrada da esquerda à direita, enfrenta ataques de Lira e tenta se equilibrar na presidência da Câmara
Leia Mais
Carla Zambelli renuncia ao mandato após STF determinar perda imediata da cadeira
Leia Mais
Roberto Carlos sofre acidente após falha no freio de Cadillac durante gravação de especial da Globo
Leia Mais
Toffoli e Moraes colocam STF no centro da crise do Banco Master e aumentam pressão por Código de Conduta
Municípios