LONDRINA
Prefeitura realiza mutirão contra a dengue no Farid Libos neste sábado (21)
Por meio da ação, será feito o recolhimento de qualquer material que possa acumular água, para que não se torne criadouro para o mosquito Aedes aegypti
20/05/2022
11:30
N.COM
Dayane Albuquerque
©Vivian Honorato
Neste sábado (21), a partir das 8h, a Prefeitura de Londrina vai realizar o terceiro mutirão de combate à dengue, no Conjunto Farid Libos, região norte. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e o ponto de encontro, para o início dos trabalhos, será em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, na Avenida Prefeito Milton Ribeiro Menezes, 55, Jardim Moema.
Por meio do mutirão, será feito o recolhimento de qualquer material que possa acumular água, para que não se torne criadouro para o mosquito, como potes, garrafas, pneus, recipientes em geral, vasos sanitários e caixas d’água desativadas.
O recolhimento do descarte será feito por aproximadamente 20 trabalhadores da CMTU e três caminhões. Para avisar a população sobre o mutirão e sobre os materiais que podem ser descartados, um carro de som está passando pelo bairro. Também estão sendo entregues sacos plásticos para a realização do descarte.
Também estarão presentes na ação, 53 agentes de endemias, os quais passarão nas casas dos moradores orientando sobre os riscos de deixar objetos que podem acumular água parada e sobre a importância limpar a casa e os quintais para evitar a proliferação de focos do mosquito.
A região norte, onde será feito o mutirão, foi a que apresentou o Índice de Infestação Vetorial Predial mais alto, de 10,25%, apontado pelo segundo Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2022, divulgado em 29 de abril. O índice geral da cidade de Londrina foi de 7,8%, o que colocou o município em estado de risco epidemiológico.
O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, disse que a região norte ainda permanece como a de maior preocupação, do ponto de vista epidemiológico, por isso as equipes estão realizando os mutirões na região. “Dessa vez será no Farid Libos, que já possui alguns casos notificados e confirmados. O mutirão inicia no sábado, mas o recolhimento se estenderá durante a semana, normalmente por mais uns dois ou três dias. De efeito prático, os mutirões têm surtido efeito bastante positivo, porque 97% dos focos estão dentro das residências ou quintais, em locais como pratos de vasos de plantas, nos ralos de banheiros, atrás da geladeira e nos bebedouros de animais. Por isso que a Prefeitura de Londrina continua fazendo estas ações”, apontou.
Machado também contou que, paralelamente, a SMS estima que a aplicação aplicação do fumacê esteja disponível no município no início da próxima semana, mas enfatiza que nenhuma ação do poder público é suficiente se não houver participação e colaboração de toda a sociedade civil. “Todos precisam fazer a sua parte na luta contra a dengue. A pandemia da Covid-19 está terminando e não queremos iniciar uma epidemia de dengue, que traz tantos transtornos quanto a pandemia nos trouxe”, enfatizou.
Orientações – A SMS orienta que cada família dedique 15 minutos de seu tempo, por semana, para vistoriar sua casa e quintal, verificando se há objetos que podem acumular água. Os itens devem ser removidos e descartados em sacos plásticos para a coleta seletiva ou para o recolhimento pelo caminhão de lixo. Com uma ação semanal, é possível impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, freando a transmissão das doenças provocadas pelo Aedes, como a dengue, vírus Zika e chikungunya.
A Secretaria de Saúde disponibiliza o Disque Dengue, por meio do número gratuito 0800-400-1893, para que a população possa fazer denúncias de imóveis ou áreas suspeitas de terem focos do mosquito Aedes aegypti, como terrenos baldios ou ambientes que possam facilitar a proliferação do vetor. As denúncias podem ser feitas de segunda a sexta, das 8 às 17 horas. Também é possível denunciar por meio do endereço eletrônico https://sisvas.londrina.pr.gov.br/index.php/denuncias, a qualquer hora.
Números – O último o relatório epidemiológico sobre a dengue em Londrina, divulgado no dia 18 de maio, aponta que do início do ano até esta data, foram registradas 6.135 notificações relacionadas à dengue, das quais 868 estão confirmadas, 2.663 descartadas e 2.604 encontram-se em análise, aguardando o resultado de exames. Londrina também contabiliza dois óbitos, no período, em decorrência da doença.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Municípios