Política Nacional
Bolsonaro lança Flávio como nome ao Planalto e projeta disputa direta com Lula em 2026
Preso na PF em Brasília, ex-presidente aposta no filho primogênito como candidato do PL à Presidência, com apoio de Tarcísio, Cláudio Castro e articulação com partidos de centro para 2026
05/12/2025
13:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Jair Bolsonaro afirmou, pela primeira vez, que pretende lançar o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) como seu candidato à Presidência da República nas eleições de 2026. A declaração foi feita a interlocutores próximos nesta semana e marca a primeira manifestação explícita do ex-presidente — hoje preso na carceragem da Polícia Federal em Brasília — sobre sua estratégia eleitoral para a sucessão.
Segundo aliados, Bolsonaro avalia que o filho primogênito ganhará força política à medida que assumir publicamente o papel de pré-candidato, intensificando viagens pelo país e adotando agendas de enfrentamento ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na visão do ex-presidente, Flávio consolida unidade interna no PL e tem ao seu lado palanques considerados estratégicos, como os dos governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), em São Paulo, e Cláudio Castro (PL), no Rio de Janeiro.
Dentro da família Bolsonaro, o senador também é visto como o nome capaz de transmitir “previsibilidade” ao mercado e à classe política, em razão de seu perfil mais moderado se comparado aos irmãos.
Cenários para 2026: vices em discussão
Com a indicação de Flávio, cresce a possibilidade de Michelle Bolsonaro disputar o Senado pelo Distrito Federal, abrindo espaço para que um partido de centro indique o vice na chapa presidencial do PL.
No campo governista, dirigentes do PT defendem que Geraldo Alckmin (PSB) seja novamente o candidato a vice-presidente em uma eventual chapa de Lula para 2026.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Flávio Bolsonaro tenta acalmar mercado e diz que Tarcísio apoiou indicação para disputar a Presidência em 2026
Leia Mais
Ancelotti diz que Brasil tem condições de vencer os três jogos da 1ª fase da Copa de 2026
Leia Mais
Caiado reafirma pré-candidatura à Presidência após indicação de Flávio Bolsonaro pelo PL
Leia Mais
Governo nega oferta de asilo a Nicolás Maduro e descarta papel de mediação entre EUA e Venezuela
Municípios