Campo Grande (MS), Terça-feira, 02 de Dezembro de 2025

Política / Justiça

Autoescolas recorrem ao STF e ao Congresso para barrar novas regras da CNH

Setor critica falta de diálogo e acusa governo de impor mudanças sem debate público

02/12/2025

13:30

DA REDAÇÃO

©REPRODUÇÃO

Entidades que representam as autoescolas em todo o país iniciaram um movimento jurídico e político para tentar suspender os efeitos da nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que acaba com a obrigatoriedade das aulas práticas em autoescolas para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida, aprovada por unanimidade na segunda-feira (1º), ainda depende de publicação no Diário Oficial da União para entrar em vigor.

Mobilização no STF e no Congresso

A Federação Nacional das Autoescolas (Feneauto) informou que a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) vai ingressar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para contestar a resolução. Paralelamente, entidades estaduais e a própria Feneauto preparam um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) a ser protocolado na Câmara dos Deputados, com o objetivo de derrubar a decisão do Contran.

Segundo o presidente da Feneauto, Ygor Valença, o governo federal “construiu um modelo improvisado, inseguro e sem diálogo” e atropelou o processo democrático ao apresentar a minuta da resolução “de última hora”, sem consulta ao setor.

Governo mira redução de custos e burocracia

A mudança nas regras busca enfrentar os altos custos e a burocracia que impedem milhões de brasileiros de obter a habilitação.
Dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) mostram que:

  • 20 milhões de pessoas dirigem sem habilitação no país;

  • 30 milhões têm idade para tirar a CNH, mas não conseguem pagar os custos;

  • O processo hoje pode chegar a R$ 5 mil;

  • Com as novas regras, o governo estima redução de até 80% no valor final.

A resolução permite que o candidato se prepare por conta própria ou por outros meios que não as autoescolas, desde que seja aprovado nos exames teórico e prático.

Críticas à falta de transparência

Em nota, a Feneauto acusa o governo e o Ministério dos Transportes de convocarem o Contran sem aviso prévio ao setor, que há quase 30 anos opera sob delegação do Estado.

O texto cita que a minuta foi incluída no sistema do conselho no próprio dia da votação, sem passar previamente pelos ministérios que compõem o colegiado.

Para Ygor Valença, “não houve diálogo, transparência ou aviso prévio”, o que fragiliza a legitimidade da decisão.

Disputa institucional

O governo argumenta que a alteração não depende de mudança em lei, apenas de resolução do Contran. Em outubro, o ministro dos Transportes, Renan Filho, reafirmou que a normativa é suficiente para a mudança do modelo.

Entidades, porém, afirmam que o Executivo está criando um “fato consumado” e interferindo nas competências do Congresso.

Na segunda-feira, Valença se reuniu com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que instalou a Comissão Especial do Plano Nacional de Formação de Condutores para debater o tema.

A Feneauto classificou a postura do Ministério dos Transportes como “desrespeito ao Congresso Nacional”, que já havia manifestado interesse em discutir o assunto com profundidade e participação social.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: